Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2015

Prefeitura entrega doação de colchões para Albergue Noturno

A Prefeitura de Tupã;* juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social;* realizou na última sexta-feira (11);* a doação de colchões para o Albergue Noturno de Tupã.

O Albergue Noturno é mantido pelo Rotary Club de Tupã há mais de 50 anos e atende uma média de 100 pessoas por mês. De acordo com Rodrigo Quinhoneiro;*presidente do clube de serviço;* o local é frequentado em sua maioria por homens que procuram emprego na cidade ou que estão apenas de passagem. Além de oferecer um local para dormir o Albergue também oferece banho e refeição.

“Muitas pessoas não conhecem o trabalho que o Albergue Noturno executa. O que fazemos aqui e olhar por esses cidadãos que necessitam de um local para dormir. Em tupã não existem pessoas dormindo nas ruas como vemos em outras cidades e isso é muito gratificante para nós que trabalhamos com esses projetos. Somos a única cidade da região que possui albergue;* somos os únicos que conseguimos ajudar o próximo com esses serviços”;* conta o presidente do Rotary.

Ele disse ainda que entende as dificuldades que todas as Prefeituras estão passando e completou dizendo que mesmo com a crise;* a Prefeitura de Tupã não mediu esforços para ajudar.

“É muito importante esse tipo de ação;* pois a premissa do Rotary é ‘dar de si antes de pensar em si’ e nós precisamos da Prefeitura e da população de Tupã;* e graças a Deus nosso prefeito e nossa secretária de Assistência Dona Isaura conseguiram atender essa necessidade”;* ressalta.

Segundo o presidente do Albergue Noturno de Tupã;* Samuel Azevedo;* a ação da prefeitura fará com que o albergue ofereça mais conforto a quem tem de menos. Ele ainda elogiou a qualidade dos colchões e também contou sobre o dia a dia do albergue.

“A qualidade sem dúvidas é muito boa e acreditamos muito que esse simples gesto só irá agregar no espaço;* além de garantir o conforto dos internos;* por isso agradecemos muito a Prefeitura por lembrar-se de nós;* pois albergue recebe muitas pessoas e graças a Deus conseguimos oferecer pelo menos o básico para essas pessoas”;* conta.

Ele ainda agradeceu a prefeitura;* e contou que são doações como essa que fazem a diferença em todo o mundo. “Gostaria de agradecer nosso prefeito Manoel Gaspar por esse lindo ato que a Prefeitura teve;* através dele e da Dona Isaura que é nossa Secretária de Assistência Social;* em fazer a doação desses colchões para o albergue noturno para que possa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que ficam lá”;* concluiu.

A Secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* falou sobre as dificuldades que o Albergue Noturno enfrenta e ainda lembrou o importante trabalho que o Rotary presta aos menos favorecidos.

“Nós sabemos das dificuldades que existem no Albergue Noturno e também sabemos que o dinheiro não dá pra tudo;* portanto atendendo uma solicitação do Rotary eu conversei com o Prefeito;* que explicou as dificuldades da Prefeitura;* mas que não mediu esforços em ajudar. Nós vimos que realmente existia a necessidade dos colchões;* e como nós temos o fundo social de solidariedade;* que é um parceiro também da secretaria;* e comos recursos da Prefeitura e do Fundo Social nos conseguimos adquirir esses colchões de densidade 28;* todos forrados com plástico para fazer higienização necessária e atender melhor aqueles que precisam”;* conta.

A secretária agradeceu também ao Rotary Clube pelo trabalho desenvolvido em prol aqueles que precisam;* e lembrou que todo trabalho desenvolvido pelo Rotary são exemplos de como ajudar o próximo.

Na oportunidade;* o prefeito Manoel Gaspar ainda disse que toda doação é bem vinda;* principalmente em tempos difíceis que a economia do Brasil se encontra. “É um ano difícil todos nos estamos sabendo;* só quem não vê televisão;* jornais;* radio que não sabe das dificuldades;* também temos que estar atentos à essas necessidades;* os colchões que tinham lá não tinham mais condições de receber os moradores de ruas para que eles tenham no mínimo uma noite tranquila de sono;* temos que entender que essas pessoas tem seus problemas assim como nós e ajudar é um ato que só acrescenta nas nossas vidas”;* diz.

O prefeito ainda lembrou das dificuldades encontradas para que a doação fosse viável e ainda fez uma desabafo sobre a situação do município. “Nós apertamos de um lado e de outro;* até que conseguimos comprar. Deus tem nos dado força para atravessar esse ano que foi cheio de dificuldades e críticas maldosas;* mas estou com a minha consciência tranquila de estar dando o máximo que eu posso a nossa população. Estamos aqui trazendo esse beneficio ao albergue;* e eles estão de parabéns tanto com o atendimento aos moradores de rua quanto com a reforma recém-terminada no local. São muito importantes as entidades de Tupã que ajudam as pessoas precisadas”;* conclui.

O Albergue Noturno

Antes de ir até o Albergue Noturno;* essas pessoas devem passar pela delegacia para realizar uma consulta de histórico criminal. Por noite o Albergue Noturno recebe cerca de quatro a cinco pessoas;* mas no inverno o atendimento sobe para oito pessoas por noite. Recentemente o espaço também passa por reformas e adaptações para melhor atender os albergados.

O Albergue tem capacidade para receber 17 pessoas por noite;* sendo 12 homens e 5 mulheres. Os internos chegam por volta das sete da noite;* tomam banho;* colocam uma roupa;* fazem à ceia que a Prefeitura fornece também;* após o pernoite;* os internos tomam café da manha e voltam para o serviço.

Ainda de acordo com o presidente;* doações são sempre bem recebidas. A entidade se mantém através de promoções realizadas pelo Rotary.

Para os interessados em ajudar ou conhecer o albergue;* o local encontra-se na rua Itapicurus;* 925. As doações podem ser realizadas no Rotary Club de Tupã;* toda doação é bem vinda.