Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Eco ponto recebeu mais de 25 mil pneus inservíveis m 2015
A Prefeitura de Tupã, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente recolheu somente no ano passado cerca de 25 mil pneus inutilizados pela população para o descarte adequado somente neste mês de janeiro foram recolhidos cerca de 5 mil pneus.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, o “Zé Vinagre ”, o projeto Eco Ponto tem por objetivo recolher os pneus pela população e dar o destino correto a eles.
“Há um espaço na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente onde a população pode realizar o descarte dos pneus, a secretaria se responsabiliza apenas pelo recolhimento de pneus das borracharias e quando solicitado pela população pelo 0800, que é em caso de pneus abandonados em terrenos baldios ou locais inapropriados”, conta.
Outro local de descarte dos pneus é a própria Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que fica na rua Francisco Budaibes, 101. O horário de funcionamento é das 7 às 13 horas. De acordo com o secretário, semanalmente a Empresa Reciclanip, de São Paulo, se desloca até o município de Tupã para realizar a coleta dos pneus.
“Os pneus são levados para São Paulo, onde são triturados, dando origem à matéria prima de diversos outros objetos como calçados, cadeiras, calçadas emborrachada, vasos de plantas, quadras esportivas, entre outros materiais”, diz.
O Eco Ponto de Tupã também conta com parceira com as prefeituras de Arco-Íris, Queiroz, Iacri, Bastos e Parapuã. “Cada município faz a sua própria coleta e transporta o material até o galpão de Tupã, onde é armazenado corretamente”, afirma o secretário.
Zé Vinagre afirmou ainda que caso algum morador precise de pneus para decoração ou elaboração de objetos artesanais pode ligar na Secretaria de Agriculta e Meio Ambiente no telefone 3496-3346.
Desde 2003, quando a prefeitura assinou convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) para a retirada periódica do material, já foram recolhidos em Tupã mais de 900 mil quilos de pneus sem utilidade. O trabalho de retirada dos pneus velhos é realizado sem ônus para a prefeitura, conforme prevê o convênio com a Anip.
Além de ajudar a combater a dengue, já que os pneus eram um dos principais criadouros da doença, a parceria também acarreta outros benefícios, como o combate à poluição, a garantia de destinação ecologicamente correta, a reciclagem da matéria-prima e a geração de energia.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.