Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Escola inicia aulas em período integral no dia 15
As férias estão chegando ao fim para os alunos da escola “João Geraldo Iori”;* que agora passará a ser escola de período integral. Cerca de 500 alunos retornarão às aulas na EMEF João Geraldo Iori na próxima segunda-feira;* dia 15 de fevereiro;* já com uma grande mudança;* tanto no horário de permanência na escola;* quanto às matérias novas que aprenderão durante o ano letivo.
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* os professores;* diretores e gestores da SEDUC iniciam as atividades antes dos alunos para a realização do planejamento e recepção dos alunos. Segundo ela;* 300 alunos farão parte do projeto de período integral;* que são alunos do 3º à 5º ano.
Novidade
A maior novidade deste ano é a implantação do ensino em período integral na escola João Geraldo Iori;* a primeira da rede municipal em Tupã a adotar o novo modelo de ensino. As atividades do contraturno da escola também irão iniciar no dia 15 de fevereiro;* no primeiro dia de aula.
De acordo com Luciana Leal;* as atividades do contraturno precisam ser iniciadas junto com as aulas regulares para facilitar a adaptação dos alunos ao novo sistema. “Se a escola é de período integral;* o aluno deve ser atendido em período integral desde o primeiro dia de aula;* com todas as atividades do contraturno. Por isso fizemos questão de nos preparar;* e preparar toda a escola para esses nossos 300 alunos do período integral. Os cuidados foram desde a alimentação até o que será lecionado em sala de aula”;* esclarece a secretária.
Adaptação
Para os novos alunos que ingressam este ano na escola João Geraldo Iori;* a Secretaria Municipal de Educação informa que haverá um período de adaptação na primeira semana de aula. O tempo de permanência na escola será das 7h30 às 15h30;* e a unidade escolar oferecerá quatro refeições diárias;* incluindo café da manhã;* lanche da manhã;* almoço e café da tarde.
Durante o período de permanência na escola os alunos também participarão de diversas atividades recreativas;* culturais;* esportivas e educacionais;* que serão desenvolvidas no contraturno escolar.
Segundo a diretora da EMEF João Geraldo Iori;* Viviane Crisoli;* o projeto veio para melhorar o ensino municipal e para somar resultados positivos na educação de Tupã. “Nós esperamos uma melhoria efetiva na qualidade de ensino. Esse novo projeto implicará tanto no desenvolvimento cultural;* quanto no artístico da criança;* pois envolve a criança como um todo. Eu acredito que esse projeto só trará benefícios”;* comentou.
De acordo com Viviane os espaços da escola estão sendo adequados para as aulas que necessitam de um ambiente diferenciado como a sala de libras;* inglês;* informática;* reforço de matemática e português;* aulas de teatro e dança;* sustentabilidade e meio ambiente;* artes e educação física.
Segundo ela cerca de 99% dos pais apoiaram a iniciativa de tornar a escola João Geraldo Iori;* a primeira escola de período integral da rede municipal de Tupã;* projeto do qual foi idealizado e realizado pelo prefeito Manoel Gaspar.
“A nova proposta de ensino teve uma grande aceitação entre os pais. Um ou outro decidiram transferir o adolescente para outra escola;* mas em geral os pais abraçaram a causa e gostaram muito da ideia do filho estar na escola aprendendo do que na rua ou em casa”.
A diretora conta ainda que houve muita procura de pais de outros bairros em busca de vagas na escola. Ela ainda faz um apelo aos pais;* pedindo para que eles como responsável pelo aluno cuide e incentivo-os para continuarem focados nas aulas.
“Nós pedimos que os pais incentivem os filhos a participar desse projeto da escola em período integral;* que conheçam de perto esse projeto de tornar a escola um exemplo de ensino;* que é muito importante;* e em casos de dúvidas;* sugestões;* estaremos abertos para esclarecer e ouvir. Nós tivemos muitos pais e responsáveis em busca de vagas para matricular os filhos;* mas infelizmente nós temos um limite de 300;* pois são 10 salas;* com 30 alunos cada”;* conta.
De acordo com o prefeito Manoel Gaspar;* o objetivo da escola de tempo integral é formar melhor o aluno. “O meu maior objetivo durante a minha administração era tornar o ensino escolar de Tupã o melhor da região e graças a Deus nós estamos conseguindo isso aos poucos. Nosso desejo não é apenas deixar a criança na escola;* mas nós sabemos que precisamos formar melhor essa criança;* então a gente forma bem essa criança e tira ela da rua para que não possa cair em tentação;* não ter problemas sociais que nós sabemos que existem. Isso significa;* na minha visão;* o caminho para a educação;* o Plano Municipal de Educação prevê que progressivamente que a gente comece a implantar escolas de tempo integral;* é o futuro da educação e será sem dúvida o futuro da educação aqui em Tupã”;* afirmou.
Ainda segundo Gaspar;* a escola recebeu diversas mudanças físicas e pedagógicas para que isso pudesse acontecer. “Nós providenciamos laboratório de informática;* estrutura de biblioteca;* estrutura de lazer;* mudanças físicas e pedagógicas para que as crianças possam ficar bem na escola o dia inteiro;* isso já começou há um bom tempo. Nós nos preparamos;* nos planejamos para que agora pudesse andar da melhor maneira e os alunos enfim possam começar a frequentar as aulas”;* ressaltou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.