Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura intensifica eliminação de criadouros da dengue em Tupã
A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua intensificando as ações de combate à dengue. Com objetivo de reforçar ações rotineiras de combate à doença, como visitas domiciliares e monitoramento das armadilhas, a Prefeitura também programou para a próxima semana novas medidas para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da febre Chikungunya e Zika vírus.
De acordo com a Secretaria de Saúde, na próxima segunda-feira (15), serão iniciados novos trabalhos de bloqueio e controle de criadouros. Além das ações realizadas durante o dia, também serão realizados trabalho noturnos, incluindo nebulização realizada pela máquina LECO pesada em vários bairros da cidade.
As ações, que serão realizadas em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), serão iniciadas na Zona Leste, região que concentra o maior número de casos positivos de dengue.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, somente neste ano já foram confirmados 22 casos de dengue em Tupã, sendo 14 deles na zona leste da cidade. “Nesses bairros, a nossa equipe de saúde e agentes de endemias estarão passando para realizar o bloqueio de controle de criadouros, ou seja, a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em seguida, no início da noite, por volta das 20 horas, a SUCEN vai fazer a nebulização nessas áreas em que os agentes trabalharam durante o dia”, informa a secretária de Saúde, Rosângela Urel.
A secretária de Saúde também pede à população que colabore com os serviços e ajude o município a eliminar de vez o mosquito Aedes aegypti. “Gostaria de pedir à população para nos ajudar na eliminação dos criadouros do mosquito nas casas permitindo que os nossos agentes entrem nas residências. Todos também podem colaborar vistoriando o próprio terreno. Com o apoio e colaboração de todos acreditamos que o inseticida aplicado tanto pela equipe da prefeitura quanto pela equipe da Sucen seja efetivo e atinja o objetivo”, ressalta.
A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Nalon, explicou que durante a nebulização, os moradores devem adotar algumas medidas básicas. “É importante lembrar que o inseticida mata somente o mosquito adulto que está dentro e fora das casas no momento da aplicação. Por isso precisamos que os moradores sigam os cuidados como ficar com a casa aberta e outros”, afirma.
Ainda de acordo com Isabel, caso chova durante a semana as ações não poderão ser realizadas. “Se nesses dias chover, não podemos fazer a aplicação do inseticida porque ele não faz efeito e não se espalha no ambiente. Como consequência ele acaba não atingindo o objetivo, que é matar os mosquitos”, completa.
Isabel afirmou também que para facilitar os trabalhos dos agentes, a Secretaria de Saúde organizou um cronograma especial para que o combate a dengue seja realizado com sucesso. Nos dias 15, 22, 29 de fevereiro e nos dias 7 e 14 de março, os agentes estarão reforçando o combate nos bairros conjunto habitacional “Papa João Paulo II”, Jardim Guarani, Jardim UNESP I e II, jardim Aritana, conjunto habitacional “Antônio Pereira Gaspar”.
Já nos dias 16 e 23 de fevereiro e 1º, 8 e 15 de março, os agentes estarão realizando o combate e nebulização nos bairros conjunto habitacional “Vereador Joaquim Ribeiro Porto”, conjunto habitacional “Cônego Rebouças”, Parque Ipanema, Parque Ipiranga, Parque Ipiratininga, Vila Alto Sumaré, Vila Romana, Parque Kennedy, Jardim Itaipu, Jardim Santa Maria, conjunto habitacional Cinquentenário, Parque Bela Vista, COHAB I, Vila Bela Vista, Jardim Santa Adélia, Jardim Jaçanã e conjunto habitacional “Vereador Antônio Caran”.
CUIDADOS DURANTE A NEBULIZAÇÃO |
Manter aberta portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa, pois o mosquito é doméstico e se encontra dentro das residências; |
Manter cobertos alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas; |
Guardar em lugares fechados bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários; |
Manter crianças, idosos, pessoas alérgicas e animais domésticos em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após a aplicação para que o veneno faça efeito e se dissipe; |
Durante a aplicação do inseticida, as pessoas devem manter-se dentro de suas residências. |
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.