.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Pesquisa da FGV comprova avanços na saúde da microrregião de Tupã

Pesquisa da FGV comprova avanços na saúde da microrregião de Tupã


Divulgado em junho de 2015;* a pesquisa ainda é usada como conceito de exemplo e melhorias da Secretaria de Saúde. O estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com a empresa Financial Times foi dividido em dois grandes centros de análises de 558 microrregiões brasileiras e 56 setores produtivos. As regiões foram agrupadas de acordo com suas características similares;* as quais foram definidas por critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por estruturas sociais e de produção.

Segundo a secretária municipal de Saúde;* Rosangela Urel;* o estudo revelou um Brasil muito regionalizado em setores competitivos;* com ambientes e realidades diferentes;* mas muito promissores.

“A pesquisa da FGV está sendo um instrumento imprescindível para os investimentos no país e principalmente no nosso município. Tupã é a segunda microrregião mais competitiva em saúde no Brasil;* se destacando em empregabilidade no setor de saúde;* leitos hospitalares;* expectativa de vida e taxa de mortalidade infantil nas cidades interioranas”;* conta.

A análise considerou 14 dimensões e seis vetores;* que totalizam 224 indicadores diferentes;* que impactam diretamente o desenvolvimento do país;* tais como educação;* saúde;* logística;* inovação;* mercados;* agricultura e extrativismo.

Os resultados obtidos geraram um mapa de competitividade para as 558 microrregiões brasileiras;* onde Tupã se destacou na 2º posição do ranking nacional. Na dimensão saúde;* o estudo analisou o emprego nos serviços de saúde; os leitos hospitalares; a expectativa de vida e mortalidade infantil; e a avaliação da própria saúde (auto-declaração).

“Toda essa conquista vem de longos anos de dedicação e confiança em nosso trabalho. É um trabalho árduo e difícil a frente da saúde de Tupã. Estamos nos desenvolvendo cada vez mais;* e tudo isso para atender os pacientes da melhor maneira possível;* da maneira mais humanizada”;* comenta.

Atualmente Tupã conta com mais de 600 profissionais de saúde na área municipal divididos em diversos setores;* como PSFs;* UBSs;* UPA;* Núcleos de Apoio a Família;* Farmácias Municipais;* Centros Médicos e outros. O número de profissionais não inclui os agentes de limpeza e manutenção das unidades.

Somente na Santa Casa de Misericórdia de Tupã são realizados todos os meses mais de 400 internações apenas do SUS. Segundo o administrador Laércio Aparecido Garcia;* a unidade contém 122 leitos e uma equipe com mais de 300 funcionários e 80 médicos.

Outro item avaliado pela instituição FGV foi à expectativa de vida do tupãense. No ultimo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado em 2010 pelo IBGE;* Tupã ficou em 0;*771;* na frente de municípios da região como Quintana (0;*732);* Bastos (0;*751);* Iacri (0;*733);* Herculândia (0;*727);* Parapuã (0;*737);* Rinópolis (0;*723) e Osvaldo Cruz (0;*762). O último item avaliado pela Fundação foi o da avaliação da própria saúde;* que foi um tema muito citado onde Tupã ficou bem avaliado.

A secretária de Saúde acrescenta ainda que sabe da necessidade de melhorar a infraestrutura na saúde;* no entanto a população precisa aprender a acreditar mais e incentivar o desenvolvimento regional e municipal.

“A pesquisa desencadeou uma seria de outras premiações;* fazendo com que a saúde Municipal de Tupã tenha um destaque nacional. Atualmente lidamos com algumas dificuldades no setor publico de saúde;* pois muito pouco depende do município e;* o que depende do Estado e da União vem em falta;* como o caso dos medicamentos. Em geral;* esse reconhecimento nos mostra que a nossa microrregião está no caminho certo em relação à saúde municipal. É preciso que todos reivindiquem melhorias;* mas que também incentivem o que temos aqui;* valorizando nosso comércio;* empresas instaladas e serviços oferecidos pela rede pública”;* finaliza.

343 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.