Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
COMAS promove campanha para doação de parte do IR às entidades
"
A exemplo do que ocorre todos os anos;* o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tupã);* com apoio da Prefeitura;* realiza uma campanha que visa estimular cidadãos e empresas a destinarem parte do seu Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) do município.
A destinação dos valores é feita através do FMDCA de Tupã;* que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo o presidente do Conselho;* Valci Silva;* quando o cidadão doa parte do IR ele apoia e ajuda a custear projetos de entidades beneficentes que atendem crianças e adolescentes do Tupã.
De acordo com o presidente;* o percentual do Imposto de Renda 2016 pode ser doado até o dia 29 de abril. Cerca de 500 crianças são beneficiadas diretamente pelas entidades e mais de 1.000 crianças participam de projetos sociais relacionados as instituições cadastradas.
Segundo ele;* as entidades que podem receber doações são: Lar Santo Antonio;* Legião Mirim;* Projeto Guri;* Casa do Garoto;* Instituto Luiz Bertazzoni;* Casa Abrace;* APAE;* Associação Bethel;* Fundação Mirim;* ONG Arte Vidas;* Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CIM).
Valci ainda ressaltou a importância de realizar doações para as entidades. “É importante lembrar que tudo o que for destinado às entidades pelo Imposto de Renda será depositado em uma conta da Caixa Econômica Federal que é à conta do Fundo da Criança e do Adolescente de Tupã;* e serão destinadas as instituições. Por isso incentivamos a todos para que façam essa doação em vez de deixar somente para esfera federal. Quando se faz uma doação para uma entidade do município o dinheiro fica no município”;* pontua.
Como doar?
Segundo Valci Silva;* os contribuintes que têm imposto a pagar;* em vez de destiná-lo ao governo;* podem doar o valor a entidades beneficentes e abater a doação do imposto de renda devido.
De acordo com ele;* para que o cidadão possa fazer uma doação é necessário que a instituição seja cadastrada no conselho e se enquadre nas regras das doações com incentivo tributário.
“Desde 2013 ficou mais fácil fazer doações incentivadas;* já que agora é possível fazer todo o processo por meio do próprio programa gerador da declaração de IR;* que também informa até qual valor é possível destinar a doação do imposto devido”;* conta.
A secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* todos os contribuintes e empresas podem colaborar destinando parte do Imposto de Renda devido para as entidades do município e para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Segundo ela as pessoas físicas poderão destinar até 3% do Imposto de Renda;* enquanto que as pessoas jurídicas (empresas) podem destinar até 1% do Imposto de Renda.
""É importante lembrar que destinando parte do Imposto de Renda;* o contribuinte pode fazer com que parte dos recursos que seriam destinados ao governo federal possa ficar no município;* colaborando com o trabalho desenvolvido pelas nossas entidades. E para que essa campanha possa ter um alcance maior;* estamos contando com apoio de contadores e escritórios de contabilidade para que orientem e conscientizem seus clientes sobre a possibilidade de destinar parte do valor a ser pago na declaração do Imposto de Renda para nossas entidades"";* destaca Isaura.
A secretária destaca ainda que além de manter os recursos no município e beneficiar as instituições locais a destinação de parte do Imposto de Renda também garante mais transparência quanto à utilização do tributo pago pelos contribuintes.
""Doando parte do Imposto de Renda em prol das entidades podemos ter a certeza de o recurso será bem empregado;* ajudando a manter programas sociais e entidades locais que sabidamente realizam trabalho sério e transparente junto as nossas crianças e adolescentes;* colaborando para a construção de uma sociedade cada vez melhor"";* finaliza.
Para obter mais informações o cidadão pode se dirigir até uma das entidades cadastradas e se informar;* ou ir à Secretaria de Assistência Social;* localizada na rua Paiaquas;* 609;* e conversar com uma das conselheiras.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.