Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura realiza 1º InteraCras neste domingo
Incentivar uma criança à prática do esporte é permitir que ela desenvolva técnicas não apenas no exercício físico;* mas também no âmbito social. Tupã é um município que apresenta grande tradição na prática esportiva e cultural;* revelando sempre grandes talentos por meio de projetos esportivos.
Pensando nisso a Secretaria Municipal de Assistência Social;* em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Secretaria Municipal de Cultura;* realiza nesse domingo (20);* o 1º InteraCras de Tupã;* que acontecerá no Ginásio de Esportes da Vila Santa Rita de Cássia;* localizado na rua Benedito Costa;* das 14 às 17 horas.
Segundo a secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* o InteraCras consiste numa interação do CRAS com a comunidade. Durante o evento haverá atividades culturais e esportivas;* brincadeiras para as crianças e para família do território do CRAS Sul.
“A proposta do projeto é unificar as famílias para a oferta qualificada do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo;* que visa uniformizar a oferta;* de acordo com a demanda local;* garantindo serviços continuados e potencializando a inclusão das famílias identificadas nas situações de vulnerabilidade”;* conta.
Segundo a secretária;* o evento vem direcionar o território da zona sul;* que atualmente abrange cinco mil famílias no CRAS. Essa região engloba toda a comunidade do CRAS Sul;* como os bairros Jardim Guanabara;* Santa Rita;* Vila indústria;* e outros.
Segundo ela;* o 1º InteraCras contará com diversas brincadeiras;* assim como cama elástica;* algodão doce;* pipoca;* e piscina de bolinhas. Durante o evento;* haverá também uma pré-inscrição da comunidade;* para realizar projetos esportivos de fim de semana.
“Nós queremos abrir o espaço do ginásio de esportes para incluir crianças daquela região em projetos esportivos como aulas de hip hop;* aulas de capoeira;* dança;* futebol;* futebol de salão;* basquete e outros. Para isso precisamos que eles façam uma pré-inscrição para sabermos quais projetos levar para aquela comunidade”;* ressalta Isaura Gaspar.
Já o secretário municipal de Esportes;* Ricardo Amado;* que também comanda a Secretaria de Cultura;* o esporte faz um trabalho direcionado na construção de caráter e na qualidade de vida da criança;* assim como a cultura;* que traz para a sociedade grande conhecimento e valores que estabelecem o futuro da criança.
“O projeto que queremos desenvolver consiste em levarmos uma modalidade da escolha da comunidade da zona sul;* e fazer com que as crianças se envolvam mais com o esporte;* fortalecendo o vínculo entre as famílias”;* conta.
Além de pipoca;* algodão doce;* pula-pula e piscina de bolinhas;* a Secretaria de Cultura;* junto com parceiros;* realizará demonstrações de projetos desenvolvidos no município.
Segundo Ricardo Amado;* o 1º InteraCras terá também a participação do desenhista Cleiton Rocha da Silva;* que realizará demonstrações de desenhos artísticos como o mangá;* cartoon e outros;* também haverá a apresentação dos grupos Pancadão do Axé;* Espaço Gigi Najma Belly Dance e Hip Hop com o Rogério e a equipe da Voz Interior.
CRAS
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica;* que possibilita;* em geral;* o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e;* portanto;* à proteção social. Estrutura-se;* assim;* como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
Nesse sentido;* as principais atuações do CRAS;* é de prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias;* seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social;* por meio do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) tais como: acolhimento;* acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais;* encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais;* orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.
O CRAS atua também na prevenção de situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais;* inserindo-os na rede de proteção social e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população;* reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades;* pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social;* bem como identificam e estimulam as potencialidades locais;* modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.