Meio Ambiente - Segunda-feira, 28 de Março de 2016

Plano Diretor de Turismo terá nova audiência pública dia 19 de abril

A empresa Safra Geotecnologia e Gestão Ltda., contratada, por meio de licitação para a elaboração do Plano Diretor de Turismo da Estância Turística realizará nova audiência pública no próximo dia 19 de abril.

Durante o evento a empresa estará apresentando o produto do Plano de Ação e Investimentos (PAI), referente às Etapas IV e V do trabalho, que consistem respectivamente nas Estratégias e Plano de Ações e no Plano de Execução por Ações Prioritárias.

De acordo com Safra, o Plano de Ação e Investimentos trata do indicativo das ações que terão prioridade no Plano Diretor de Turismo (PDT), resultado das Etapas II e III (Inventário Turístico e Diagnóstico), com a hierarquização de investimentos em infraestrutura básica e social, equipamentos em geral e ações socioespaciais e institucionais.

“Nele são apresentadas as estimativas de custos de instalação e implantação das ações para o horizonte de 20 anos, a compatibilidade destes custos com a projeção orçamentária, assim como as verbas que poderão advir de ações políticas vou conveniadas, principalmente provindas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE)”, explicou Fabrício Vergara, diretor da empresa.

No PAI Municipal são elencadas as ações para os eixos estratégicos de atuação. As ações são descritas de acordo com os seguintes eixos estratégicos, Planejamento e Gestão do Sistema Municipal de Turismo; Estruturação e Ordenação Turística; Capacitação, Sensibilização e Conhecimento para o Turismo; Diversificação e Promoção da Oferta Turística e Gestão do Mercado Turístico.

Ele explicou também que as ações contempladas no PAI, que serão hierarquizadas para o período entre 2017 e 2037, são resultantes, primordialmente, das Etapas II e III do trabalho (Inventário Turístico e Diagnóstico de Gestão), demonstrando as ações definidas em prazo imediato, curto, médio e longo, no universo de tempo do Plano Diretor de Turismo.

“Os últimos 10 anos, que configuram o longo prazo, são pautados na revisão de todas as ações aplicadas nos 10 primeiros anos, a fim de garantir uma continuidade no processo de avaliação das ações”, complementou.

Fábio esclareceu também que para definição das ações prioritárias (Etapa V) adotou-se o critério de estabelecer as principais ações para cada eixo estratégico, respeitando, para tanto, o período de dois anos.

Desta forma, as ações foram classificadas em prazo imediato (até 2 anos), curto (de 2 a 4 anos), médio (de 5 a 10 anos) e longo prazo (de 10 a 20 anos – revisão das ações), sendo estimados valores para a execução das medidas, bem como apontadas possíveis fontes de recursos a que a administração pública poderá recorrer, tanto para financiamento quanto para desenvolvimento de projetos a fundo perdido.

Após a audiência e a realização de eventuais mudanças propostas pela comunidade a empresa iniciará a 6ª e 7ª etapas de trabalho, que consistem na elaboração da Versão Preliminar do Plano Diretor de Turismo e a apresentação da Versão Final do Plano Diretor de Turismo, que deverá ser transformado em Projeto de Lei, a ser apreciado pela Câmara Municipal .

Importância do Plano Diretor de Turismo

O Plano Diretor de Turismo promove o turismo como fator de desenvolvimento estratégico, econômico e social. Entre os principais objetivos do Plano Diretor de Turismo estão contribuir com o desenvolvimento sustentável de Tupã, assim como conhecer a cadeia produtiva de Turismo do município verificar as relações dos diversos ramos de turismo.

O plano também ajudará a identificar o papel do Turismo na macrorregião de Tupã; identificar os setores do turismo, conforme orienta a lei estadual 1.261/2015, além de realizar planejamento das ações necessárias de serem desenvolvidas de maneira temporal (imediato, curto, médio e longo prazo).

A proposta busca ainda organizar ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do turismo em Tupã, através do Plano Diretor de Turismo e preservar os bens naturais e histórico-culturais.