Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Escolas municipais melhoram desempenho no Saresp
As escolas municipais de Tupã tiveram novamente bom desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo 2015 (Saresp), realizado nos dias 24e 25 de novembro do ano passado.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Luciana Ferreira Leal, o Saresp é um exame avaliação que aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
“Além para orientar as ações da Secretaria Municipal de Educação visando à melhoria da qualidade de ensino, os resultados do Saresp também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp)”, explicou.
Segundo Luciana, no caso da Rede Municipal de Tupã, alunos dos 3ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental são avaliados anualmente em provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados das avaliações são consolidados em boletins que podem ser consultados pelas escolas que aderiram à avaliação.
No ano passado foram avaliados 59 alunos do 3º ano e 79 do 5º ano da EMEF “Professor João Geraldo Iori”; 107 alunos do 3º ano e 76 do 5º ano da EMEF “Professor Odinir Magnani”; 73 alunos do 3º ano e 44 do 5º ano da EMEF “Governador Mário Covas”; além de 46 alunos do 3º ano e 28 do 5º ano da EMEF “Professor Thiago Alves da Silva Leandro”.
A secretária destacou que com exceção da EMEF “Professor Thiago Alves da Silva Leandro”, que foi inaugurada no ano passado e já obteve bom desempenho no Saresp, as três outras escolas municipais avaliadas conseguiram melhorar o desempenho de 2014 para 2015.
“Por meio da análise dos boletins realizada pelo grupo de coordenadoras da Rede Municipal de Ensino, foi possível observar que a cada ano progressos significativos em relação aos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática são alcançados. Inclusive algumas destas escolas superaram as metas estabelecidas e outras a cada ano se aproximam mais das metas estipuladas”, revelou.
Segundo os dados, em 2014, na Prova de Língua Portuguesa, os alunos do 3º ano da EMEF “Professor João Geraldo Iori”, obtiveram nota 171,7 e do 5º ano ficaram com nota 186,1. Já na prova de Matemática, os alunos do 3º ano receberam nota 181,6 enquanto os alunos do 5º ano ficaram com nota 202,7.
Já em 2015 os alunos do 3º ano obtiveram nota 215,3 e do 5º ano ficaram com nota 202,0. Na prova de Matemática a evolução também foi nítida. Enquanto os alunos do 3º ano obtiveram nota 281,3 os alunos do 5º ano ficaram com nota 218,2.
Na EMEIF “Governador Mário Covas”, os dados também foram extremamente positivos. Em 2014, os alunos do 3º ano obtiveram nota 173,7 e do 5º ano ficaram com nota 185,4 na prova de Língua Portuguesa. Na prova de Matemática, os alunos do 3º ano receberam nota 206,4 e os do 5º ano com nota 193,1.
Já em 2015 os alunos do 3º ano da EMEIF “Governador Mário Covas” obtiveram nota 195,6 e do 5º ano ficaram com nota 193,0. Na prova de Matemática os alunos do 3º ano obtiveram nota 252,0 e os alunos do 5º ano ficaram com nota 206,2.
A EMEF “Professor Odinir Magnani” também manteve no desempenho no Saresp. Segundo os dados, em 2014, os alunos do 3º ano obtiveram nota 212,3 e do 5º ano ficaram com nota 202,3 na prova de Língua Portuguesa. Na prova de Matemática, os alunos do 3º ano receberam nota 238,5 enquanto os do 5º ano ficaram com nota 223,5.
Já em 2015 os alunos do 3º ano da EMEF “Professor Odinir Magnani”obtiveram nota 222,2 e do 5º ano ficaram com nota 211,6. Na prova de Matemática os alunos do 3º ano obtiveram nota 253,9 e os alunos do 5º ano ficaram com nota 240,9.
Apesar de ser submetida à primeira avaliação, a EMEF “Professor Thiago Alves da Silva Leandro” superou as expectativas, obtendo um bom desempenho para uma escola recém-inaugurada. De acordo com os dados os alunos do 3º ano obtiveram nota 175,7 e do 5º ano ficaram com nota 172,5 na prova de Língua Portuguesa. Na prova de Matemática, os alunos do 3º ano receberam nota 196,8 enquanto os do 5º ano ficaram com nota 189,4.
Para a secretária municipal de Educação, a melhoria no desempenho do Saresp é resultado dos investimentos realizados pela prefeitura na melhoria da estrutura educacional e no trabalho contínuo de formação e atualização dos professores.
“A melhoria no desempenho das escolas municipais na avaliação do Saresp é resultado de um trabalho sério, comprometido, organizado e focado em oferecer um ensino de qualidade aos alunos atendidos em nossas unidades de ensino”, destacou Luciana.
Ela também destacou a importância da avaliação para novos investimentos no setor, lembrando que o Saresp é considerado um dos principais indicadores da qualidade do Ensino, e parabenizou as equipes de todas as escolas municipais, que não vem medindo esforços para melhorar a qualidade de ensino oferecida na rede municipal.
“Parabenizamos as escolas municipais pelo bom desempenho obtido no Saresp 2015. A partir da análise dos resultados obtidos, cada unidade escolar, com apoio dos gestores e da Secretaria Municipal da Educação, continuará buscando alternativas ano a ano para melhorar ainda mais a qualidade de ensino oferecida na Rede Municipal”, finalizou Luciana.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.