.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente - Sexta-feira, 08 de Abril de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Plano Diretor de Turismo realiza última audiência dia 19 na Câmara

Plano Diretor de Turismo realiza última audiência dia 19 na Câmara


Plano Diretor de Turismo realiza última audiência dia 19 na Câmara

A prefeitura e a empresa Safra Geotecnologia e Gestão Ltda. contratada para a elaboração do Plano Diretor de Turismo da Estância Turística realizarão a última audiência pública no próximo dia 19 de abril.

A apresentação final do Plano Diretor de Turismo acontecerá às 19h30, na Câmara Municipal. A secretária municipal de Turismo, Márcia Félix, convidou a todos para participar da audiência e destacou a importância do Plano Diretor de Turismo para o desenvolvimento do município.

De acordo com ela, o Plano Diretor de Turismo promove o turismo como fator de desenvolvimento estratégico, econômico e social. “Entre os principais objetivos do Plano Diretor de Turismo estão contribuir com o desenvolvimento sustentável de Tupã, assim como conhecer a cadeia produtiva de Turismo do município verificar as relações dos diversos ramos de turismo”.

Márcia enfatizou ainda que o plano também ajudará não só a identificar o papel do Turismo na macrorregião de Tupã como também identificar os setores do turismo, conforme orienta a lei estadual 1.261/2015, além de realizar planejamento das ações necessárias de serem desenvolvidas de maneira temporal (imediato, curto, médio e longo prazo).

“A proposta busca ainda organizar ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do turismo em Tupã, através do Plano Diretor de Turismo e preservar os bens naturais e histórico-culturais. Devido à importância do Plano Diretor para o futuro do município convidamos todos para que participem dessa que será a última audiência pública antes da elaboração do projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal”.

Já Fabrício Vergara, diretor da empresa Safra Geotecnologia e Gestão Ltda., explicou a audiência será marcada pela apresentação do Plano de Ação e Investimentos (PAI), referente às Etapas IV e V do trabalho, que consistem respectivamente nas Estratégias e Plano de Ações e no Plano de Execução por Ações Prioritárias.

“O Plano de Ação e Investimentos trata do indicativo das ações que terão prioridade no Plano Diretor de Turismo (PDT), resultado das Etapas II e III, Inventário Turístico e Diagnóstico respectivamente, com a hierarquização de investimentos em infraestrutura básica e social, equipamentos em geral e ações socioespaciais e institucionais”, afirmou.

O Plano de Ação e Investimentos Municipal vão determinar as ações para os eixos estratégicos de atuação, incluindo Planejamento e Gestão do Sistema Municipal de Turismo; Estruturação e Ordenação Turística; Capacitação, Sensibilização e Conhecimento para o Turismo; Diversificação e Promoção da Oferta Turística e Gestão do Mercado Turístico.

Ele explicou também que as ações contempladas no PAI, que serão hierarquizadas para o período entre 2017 e 2037, são resultantes, primordialmente, das Etapas II e III do trabalho (Inventário Turístico e Diagnóstico de Gestão), demonstrando as ações definidas em prazo imediato, curto, médio e longo, no universo de tempo do Plano Diretor de Turismo.

Já o Plano de Execução por Ações Prioritárias deverá incluir as estimativas de custos de instalação e implantação das ações para o horizonte de 20 anos, a compatibilidade destes custos com a projeção orçamentária, assim como as verbas que poderão advir de ações políticas vou conveniadas, principalmente provindas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE).

De acordo com a Safra, os últimos 10 anos, que configuram o longo prazo, são pautados na revisão de todas as ações aplicadas nos 10 primeiros anos, a fim de garantir uma continuidade no processo de avaliação das ações.

As ações prioritárias (Etapa V) serão definidas de acordo com critério para estabelecer as principais ações para cada eixo estratégico, respeitando o período de dois anos.

Assim, as ações foram classificadas em prazo imediato (até 2 anos), curto (de 2 a 4 anos), médio (de 5 a 10 anos) e longo prazo (de 10 a 20 anos – revisão das ações), sendo estimados valores para a execução das medidas, bem como apontadas possíveis fontes de recursos a que a administração pública poderá recorrer, tanto para financiamento quanto para desenvolvimento de projetos a fundo perdido.


460 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.