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Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Sexta-feira, 29 de Abril de 2016

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Procon de Tupã orienta consumidor para as compras do Dia das Mães

Procon de Tupã orienta consumidor para as compras do Dia das Mães


Procon de Tupã orienta consumidor para as compras do Dia das Mães

O dia das Mães é uma data comemorativa que movimenta ainda mais o comércio. Como já é de costume;* as pessoas procuram presentear as mães da melhor forma;* mas muitas vezes encontram dificuldades na escolha do presente.

É importante o consumidor estabelecer critérios e fazer pesquisas sobre as opções de presentes;* para encontrar os melhores produtos com melhores preços. Para ajudar nas compras e evitar problemas;* o Procon de Tupã dá algumas dicas para os consumidores.

Tão importante quanto acertar no presente das mães;* é sair às compras sabendo o que realmente deseja comprar. Pesquise os preços e prefira o pagamento à vista. Nos tempos de crise econômica é importante que a população não se endivide.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Procon de Tupã;* Clóvis Saito;* devido à crise econômica;* os consumidores devem ficar atentos às promoções do comércio e das lojas virtuais neste Dia das Mães.

“Os consumidores precisam estar atentos para não encontrar problemas na hora das compras. Além disso;* é importante que a população saiba dos seus direitos. O trabalho do Procon é conscientizar os fornecedores sobre a obrigatoriedade de informar os preços e condições de venda”;* relatou.

Clóvis ainda afirma que os consumidores devem exigir a nota fiscal;* pois em caso de defeito ou troca;* será necessário. “Verifique sempre se há possibilidade de troca do presente;* porque cada empresa decide se realiza a troca ou não;* pois se o produto não apresentar defeito;* a loja não é obrigada a efetuar a troca. Não se esqueça de exigir a nota fiscal”;* disse.

No caso dos produtos com defeito;* o consumidor deve procurar a loja ou o fabricante do produto para informar seu problema. “Em casos de defeitos o consumidor deve procurar o estabelecimento da compra. Os lojistas ou fabricantes têm o prazo de 30 dias para sanar o problema do produto;* caso o problema não seja resolvido;* o consumidor deverá optar pela substituição do produto por outro da mesma espécie;* em perfeitas condições de uso”;* explicou.

O coordenador do Procon local ainda orienta a população a se atentar nas formas de pagamento. O fornecedor deverá informar na mercadoria os dois preços;* o total à vista e as parcelas;* além dos juros nas parcelas.

“O preço à vista para pagamentos em dinheiro deve ser o mesmo para cartão de crédito e de débito. Por isso;* o lojista não pode diferenciar o valor da mercadoria. Vale ainda ressaltar que os estabelecimentos comerciais não são obrigados a aceitar cartão de crédito como forma de pagamento”;* disse.

Clóvis finalizou orientando os consumidores a dar preferência para sites conhecidos. “Para as compras feitas pela internet é necessário sempre se atentar. Nem todos os sites são confiáveis;* por isso;* escolha sites conhecidos. Em casos de compras realizadas pela internet;* o direito de arrependimento pode ser de sete dias e só acontece nas compras realizadas em domicílio;* telefone ou catálogo;* ou seja;* toda vez que o consumidor não tiver contato físico com o produto”;* explicou.

Mais informações ou orientações podem ser obtidas no Procon de Tupã;* que fica na Praça da Bandeira 291;* ou pelo telefone 3441-5395. O atendimento é de segunda a sexta-feira;* em novo horário;* das 7 às 12 horas.

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