Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Saúde recebe novas doses vacina contra gripe na quarta
A secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (30) a Campanha Anual de Vacinação Contra a Influenza. Foram disponibilizadas mais de 6 mil doses de vacinas no sábado para os grupos de risco.
Na rede pública;* a vacinação foi destinada inicialmente aos grupos prioritários;* incluindo gestantes;* idosos;* profissionais da saúde;* crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias;* pessoas portadoras de doenças crônicas;* pessoas com comorbidades (pacientes com pelo menos duas patologias) e puérperas (até 45 dias após o parto).
De acordo com a Enfermeira da secretaria de Saúde;* Isabel Nalon;* as pessoas do grupo de risco que têm problemas graves de saúde precisam apresentar uma carta médica para comprovar a doença. “Temos que ressaltar que a pessoa precisa apresentar um receituário indicando a doença;* mas lembrando que as doenças devem estar dentro da lista de doenças divulgadas pelo Ministério da Saúde”;* afirmou.
Segundo a secretária municipal de Saúde;* Rosângela Urel;* todos os anos a Secretaria de Saúde recebe o mesmo número de doses e nunca em apenas um lote. “Nós iniciamos a campanha com o mesmo número de doses do que todos os anos. Mas devido aos casos da doença registrados neste ano;* a procura pela vacinação foi ainda maior. A decisão de aumentar as doses do Dia D de vacinação não é do município e sim do Governo Federal”;* explicou.
Rosângela explicou também que somente no sábado foram vacinas aproximadamente 6 mil pessoas que fazem parte dos grupos de risco. “Nós vacinamos 30% do grupo de risco. Provavelmente nesta terça-feira vamos receber mais 6 mil doses para retomar a vacinação nesta quarta-feira. Aquele não conseguir tomar na quarta-feira poderá tomar na sexta-feira;* quando receberemos mais um lote. Todas as unidades de saúde receberão as doses e assim;* praticamente todas as pessoas do grupo de risco estarão vacinadas”;* disse.
Ele enfatizou também que nos anos anteriores;* a procura sempre ficou abaixo da expectativa;* obrigando a Secretaria da Saúde a convocar as pessoas que teriam direito
à vacina para que comparecessem aos postos de saúde para serem imunizadas.
Já neste ano;* em função dos casos registrados;* houve uma grande procura em curto período de tempo;* provocando assim a falta das vacinas nos postos de saúde.
A Secretaria de Saúde ainda explicou que o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde nunca encaminham todas as doses previstas para o município em apenas um lote. Ou seja;* as vacinas são encaminhadas em vários lotes;* que são entregues de acordo com a demanda.
Até o momento;* neste ano Tupã já registrou 38 notificações de H1N1;* incluindo 2 casos positivos;* que resultaram em óbito; outros 5 casos negativos;* com 3 óbitos e 2 pacientes que já receberam alta. A cidade conta ainda com 31 casos suspeitos aguardando resultado;* dentre eles 4 casos que resultaram em óbito;* 2 casos de pessoas residentes em Tupã que continuam internadas e 25 pacientes com alta hospitalar.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.