Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura realiza campanha de prevenção contra o câncer bucal
A população;* a prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* está desenvolvendo novamente a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal.
De acordo com a coordenadora da Divisão Odontológica;* Isabel Forte;* os trabalhos são realizados anualmente junto com a campanha de vacinação contra gripe;* e têm por objetivo promover o diagnóstico precoce dos casos de câncer bucal;* o que amplia as probabilidades de cura.
Segundo Isabel;* a campanha;* que prossegue até o final do mês;* mobiliza todas as Unidades Saúde da Família (USFs);* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e conta com a participação de toda a equipe odontológica do município;* formadas por dezenas de dentistas e ACDs.
Ela explicou também que a campanha de prevenção ;* que tem como público alvo pessoas acima de 40 anos;* é realizada simultaneamente à vacinação contra gripe para incentivar a participação da população com mais de 60 anos;* que é a faixa etária que apresenta maior incidência de câncer bucal.
A coordenadora da Odontológica Saúde informou ainda que para participar da campanha basta comparecer à unidade de saúde mais próxima para receber a vacina contra a gripe e passar pela avaliação bucal.
Caso seja constatada alguma suspeita ou anormalidade;* incluindo lesão que não cicatriza;* o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);* para realização de novos exames.
Havendo necessidade;* o paciente poderá ser encaminhado para o atendimento buco-maxilo da rede pública. Em caso de suspeita será realizada de biópsia para diagnóstico e em caso de confirmação da doença o paciente será encaminhado para iniciar o acompanhamento e tratamento.
O atendimento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde também incluiu a realização de procedimentos cirúrgicos resolutivos;* além do acompanhamento pelos dentistas da rede até a remissão do problema.
Isabel destacou a importância dessa campanha de prevenção e orientou a população a procurar o dentista regularmente e não só durante a campanha. “Pedimos a toda população que for tomar a vacina da gripe;* que passe também pelo dentista para fazer uma avaliação de sua saúde bucal. É importante ressaltar que o câncer bucal tem cura;* principalmente se for diagnosticado precocemente”;* frisou.
Câncer bucal
O câncer bucal é mais silencioso e;* justamente por isso;* considerado mais perigoso. Ainda assim;* é uma doença que tem cura;* principalmente se for diagnosticado precocemente.Câncer de boca são tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios;* língua;* céu da boca;* gengiva;* amígdala e glândulas salivares. O câncer bucal pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam;* caroços;* inchaços;* áreas de dormência;* sangramentos sem causa conhecida;* dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
Nas fases mais evoluídas;* o câncer de boca provoca mau hálito;* dificuldade em falar e engoli;* caroço no pescoço e perda de peso. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.
Também são apontados como fatores de risco;* a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais;* principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.
O câncer de boca pode ser diagnosticado precocemente;* através de exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde;* onde podem ser diagnosticas lesões no início;* antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.
Outra forma de prevenir a doença é o autoexame da boca;* em que a própria pessoa analisa a estrutura normal da boca podendo identificar possíveis anormalidades;* como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca;* endurecimentos;* caroços;* feridas e inchações. Vale ressaltar que o autoexame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração;* é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.
Para diminuir o risco de câncer bucal é fundamental evitar ou reduzir o consumo de fumo e de álcool;* manter uma boa higiene bucal; adotar uma alimentação rica em frutas;* verduras e legumes; e principalmente;* visitar o dentista regularmente.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.