Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
SUCEN e Prefeitura realizam avaliação de densidade larvária do mosquito da dengue
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN);* iniciou nesta semana a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2016.
Um grupo de 21 agentes de combate às endemias estão percorrendo bairros do município e farão a vistoria em 850 imóveis de 160 quadras;* sorteadas;* seguindo a metodologia indicada pela SUCEN.
Segundo Isabel Nalon;* enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde;* o objetivo desse levantamento é avaliar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.
De acordo com ela;* a medida serve para identificar onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água) mais comum em cada região. Outra finalidade é verificar o impacto das ações de controle do mosquito;* realizadas continuamente nos últimos meses;* podendo assim reformular ou intensificar as ações.
“Para que o levantamento seja o mais preciso possível;* é imprescindível a colaboração e participação da população;* permitindo que os agentes entrem nos imóveis e façam a verificação. Todos os agentes estarão devidamente uniformizados e identificados”;* afirma Isabel.
Segundo Isabel;* com base nos dados obtidos através dessa avaliação;* serão definidas as estratégias de combate à doença no próximo período como;* por exemplo;* redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.
“O trabalho de combate à dengue é ininterrupto e os agentes não pararam nem um minuto. Esse levantamento que será realizado agora é importantíssimo para que possamos avaliar a atual situação de infestação do município e com isso possamos traçar ações para o combate da doença;* no próximo período. Por isso;* nosso apelo é para que a população colabore com o trabalho dos agentes”;* disse Isabel.
A enfermeira diz ainda que a melhor forma de evitar a dengue e as outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é a prevenção e colocou a população. “A população tem papel fundamental para que isso ocorra;* sendo essencial evitar água parada dentro de casa ou no local de trabalho para que não haja a formação de criadouros do mosquito”;* ressalta.
Segundo os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde;* realizados até o dia 30 de abril;* atualmente foram realizadas pelos agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde 49859 vistorias em residências;* terrenos baldios;* prédios públicos e estabelecimentos comerciais. O município contabiliza até o presente momento;* 52 casos positivos de dengue e 308 casos negativos;* confirmados laboratorialmente.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.