Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
16º Fórum de Debates homenageia Maestro Leopoldo;* Sabesp e Unesp
O Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã foi criado há 16 anos, ainda na primeira gestão do prefeito Manoel Gaspar, com o objetivo de aproximar a população e o poder público, além de ser um mecanismo de incentivo à mobilização e participação da sociedade civil organizada.
Na atual administração, também comandada por Gaspar, o Fórum de Debates se tornou uma oportunidade para o poder público e a comunidade tupãense prestarem uma justa homenagem a personalidades, empresas ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
“Nesta edição do Fórum de Debates, assim como ocorreu em 2015, a comissão organizadora, em reuniões com o prefeito, decidiu homenagear três grandes destaques tupãenses por seu empreendedorismo, visão de futuro e empenho na construção de uma cidade melhor e por sua dedicação”, explicou Clóvis Saito, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente da comissão organizadora do evento.
Segundo ele, neste anoos homenageados são o maestro Leopoldo de Castro, a empresa Sabesp e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). As homenagens serão realizadas no dia 31 de maio, na abertura do 16º Fórum de Debates.
Já o prefeito Manoel Gaspar falou sobre a importância do evento homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. “Como o Fórum de Debates é um evento que busca oferecer ferramentas para o desenvolvimento, nada mais justoque homenagear aqueles que tiveram papel decisivo para o crescimento e evolução da nossa cidade”.
O chefe do Executivo elogiou a escolha dos homenageados deste ano, entre eles um artista que ajudou a difundir a cultura musical na cidade, uma empresa que contribuiu decisivamente para Tupã seja considerada hoje uma cidade modelo em saneamento e infraestrutura básica e uma instituição de ensino superior que vem contribuindo para o crescimento acadêmico e o fortalecimento econômico do município.
“É uma grande honra, neste último ano deste mandato, poder homenagear três nomes tão importantes para o desenvolvimento de Tupã. O maestro Leopoldo e sua família, a dona Carmem, o Nelson, o Jadson e o pai Júlio de Castro porque se Tupã é uma cidade com tradição musical se deve muito a eles. Já a Sabesp trouxe essa qualidade de vida para Tupã, que é hoje é uma das poucas cidades do país que contam com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, o que contribui para uma boa qualidade de vida no município. E por fim a Unesp, que é uma conquista histórica que eu tive a honra der viabilizar na minha administração anterior e que hoje é um expoente da nossa parte universitária, pública e estadual, trazendo não só mais conhecimento e oportunidade de formação, mas também atraindo estudando e investimentos que ajudam a aquecer a economia local”, finalizou.
Conheça dos homenageados
No final dos anos 1940, início dos anos 50, o Brasil, a exemplo do mundo passava por transformações. Na Era de Ouro do rádio, o cenário musical era dominado pelos cantores de rádio, as big bands e as grandes orquestras.
Nessa época de efervescência musical Tupã teve a sorte e a honra de receber a Família Castro, liderada pelo patriarca, o maestro Júlio de Castro,que se mudou de Ribeirão Preto para Tupã co,m a esposa e sete filhos, incluindo o futuro maestro Leopoldo de Arruda Castro.
A família Castro rapidamente se tornousinônimo e referência de musicalidade. O Maestro Júlio de Castro forma a primeira orquestra municipal tupãense, a “Banda Musical Municipal” e seguindo os passos do pai o filho Nelson de Castro cria o que se tornaria a gloriosa“Nelson e suaOrquestraTupã”.
Com a morte do maestro Nelson de Castro, no dia 7 de março de 1970, Jasson e sua Orquestrae Leopoldo e Orquestra Tupã mantiveram a tradição musical da família, com novos sucessos, discos e prêmios por todo o país.
Leopoldo e Orquestra Tupã chegou a conquistaro Troféu “Índio de Prata” naantigaTV Tupicomo a melhor orquestra do Brasil. Leopoldo de Castro recebeu o título de “Cidadão Tupãense” concedido pela Câmara Municipal e também foi homenageado pela prefeitura no dia em que Tupã completou 51 anos de fundação.O Maestro Leopoldo de Arruda Castro faleceu no dia 21 de dezembro de 2012, aos 78 anos, deixando eternizado seu nome na história de Tupã e da música brasileira.
Outra homenageada, a Sabesp iniciou as atividades em Tupã no ano de 1978 revolucionando do saneamento básico no município e garantindo a melhoria da qualidade de vida dos tupãenses. Na época Tupã contava com apenas 10.700 imóveis, sendo que 9.104 tinham uma água e 4 mil imóveis contavam com esgoto. Naquela época apenas 85% da população era atendida com água potável e somente 37% das casas de uma ligação de esgoto. Por outro lado o consumo diário de água extremamente alto para época, cerca de 12 milhões de litros por dia.
30 anos depois, em 2008, a realidade é completamente diferente. Resultado dos inúmeros investimentos realizados na cidade, a Sabesp ajudou a transformar Tupã em uma cidade 300%, com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado.
O sistema abastecimento de água da população conta com 14 poços profundos em Tupã, 2 no distrito de Varpa, 1 no distrito de Parnaso e 1 distrito de Universo. Já os 11 reservatórios da Sabesp podem armazenar até 7 milhões e 500 mil litros, garantindo água de qualidade nas torneiras 24 horas por dia.
Outro compromisso fundamental da Sabesp com Tupã é a coleta tratamento e correta destinação do esgoto. Atualmente todo esgoto é coletado e vai pra estação de tratamento e após vários processos a água retorna para natureza recuperada em mais de 90%.
O compromisso com bem estar da população e a seriedade nos serviços prestados justificam invejável índice de 98% de aprovação que Sabesp obteve junto à população através de pesquisas que medem índice de aceitação e satisfação. Por tudo, a Sabesp de Tupã, faz jus ao lema que a empresa carrega nos últimos 35 anos: Sabesp a vida tratada com respeito.
Já a Unesp, iniciou sua história em Tupã há 13 anos, no segundo mandato do prefeito Manoel Gaspar. A conquista histórica contou a intensa mobilização da sociedade tupãensee das lideranças políticas da época. AUnesp de Tupã iniciou suas atividadesem agosto de 2003, com o curso de Administração, na época com apenas 40 alunos e menos de 15 professores e funcionários.
Em 2005, a unidade foi ampliada passando a oferecer 80 vagas, dando continuidade ao processo de expansão e consolidação da Unesp local. Em 2013 foi criado o segundo curso Engenharia de Biossistemas, com mais 40 vagas e posteriormente foi criado o programa de mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento.
Hoje a Unesp de Tupã conta com 528 alunos na graduação e 50 no mestrado, além de 33professores e 40 técnicos administrativos. O curso de Administração da Unesp de Tupã está em 10º lugar entre 2 mil cursos de Administração avaliados no Enade. Já o curso de Engenharia de Biossistemas é pioneiro no país e o terceiro desse gênero criado na América Latina.
A Unesp de Tupãtambém contribuiu para fortalecimento econômico da cidade e também beneficia a comunidade através de vários projetos de extensão universitária, como o Cursinho Pré-Vestibular 180 graus, o Programa Universidade Aberta àTerceira Idade (UNATI), o Programa Empreender Júnior, a Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista, além do Programa de Competências Digitais para Agricultura Familiare o projeto Memórias do Campus de Tupã.
Contando sempre com o apoio e a parceria da prefeitura, a Unesp de Tupã não é apenas um campus universitário de referência nacional e internacional na geração e difusão de conhecimento e formação profissional em torno doagronegócio, é também um dos grande orgulhos de cada tupãense.
O 16º Fórum de Debates acontecerá de 31 de maio a 2 de junho e conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Raízen, Grupo Unipetro, Delore, Rede de Postos Vanuíre, RDC Empreendimentos e Reserva Tupã; Beatrice, SuperTruck, Bom Clima, Alfa Imobiliária e Alfa Contabilidade, além do apoio da Câmara Municipal, Tênis Clube e Unesp.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.