.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 02 de Junho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Plano Diretor de Turismo passa por fase de revisão

Plano Diretor de Turismo passa por fase de revisão


Plano Diretor de Turismo passa por fase de revisão

O Plano Diretor de Turismo, que tem por objetivo principal contribuir com o desenvolvimento sustentável do município deve ser encaminhado à Câmara Municipal já na segunda quinzena de junho. O projeto encontra-se em fase de revisão final após ter sido apresentada em audiência pública no último dia 19 de abril.

De acordo com a titular da pasta de Turismo Márcia Félix, a elaboração do Plano Diretor do Turismo é uma das exigências para o município continuar sendo considerada estância turística.

Segundo ela, a Lei Complementar nº 1261/2015, que estabelece novas condições e requisitos para a classificação de estâncias turísticas, alterou os critérios para concessão e manutenção dos títulos de estância turística, com a criação dos chamados Municípios de Interesse Turístico.

A secretária explica ainda que a mudança, afeta diretamente os atuais 67 municípios consideradas por lei estâncias turísticas. “Com a mudança, o Governo Estadual deverá propor projeto de Lei Revisional das Estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico a cada 4 anos, com objetivo de comprovar o atendimento às exigências e critérios estabelecidos para a concessão do título de Estância Turística ou Município de Interesse Turístico”

De acordo com ela, após a entrega do projeto, revisado pela empresa contratada, o Plano Diretor de Turismo será encaminhado para a Câmara para votação e aprovação dos vereadores. Dessa forma, com a nova lei, o município que não atender às exigências e critérios estabelecidos terá revogada a lei que dispôs sobre a sua classificação como estância ou como município de interesse turístico perdendo toda forma de auxílio, subvenção e demais benefícios oferecidos às estâncias ou municípios de interesse turístico.

Segundo o Fabrício Vergara, diretor da empresa Safra Geotecnologia e Gestão Ltda., contratada por meio de licitação para a elaboração do Plano Diretor de Turismo da Estância Turística, o projeto além de identificar os setores do turismo, conforme orienta a lei estadual 1.261/2015, também realiza o planejamento das ações necessárias a serem desenvolvidas de maneira temporal (imediato, curto, médio e longo prazo).

Fabrício conclui ressaltando que além das etapas e produtos previstos no termo de referência, a Safra adotou ao trabalhos a elaboração do "Relatório do Processo Participativo", que apresenta todas as etapas do projeto, audiências e oficinas realizadas junto à sociedade civil, a fim de comprovar que todas as exigências de transparência e participação da sociedade foram cumpridas.

Pontos analisados para elaboração do projeto

Durante os trabalhos, a Safra identificou vários fatores positivos que podem contribuir para o fortalecimento do turismo e que devem ser potencializados em Tupã, como identidade cultural bastante diversa; existência de atrativos reais e potenciais ligados ao turismo rural, cultural, ecoturismo e turismo de lazer; clima agradável e a hospitalidade dos tupãenses.

Também foram apontadas como fatores positivos as águas termais provenientes do Aquífero Guarani; diversidade de opções e serviços voltados à alimentação; vocação potencial para o Turismo de Negócios e Eventos; o fato do distrito de Varpa sediar o segundo museu Leto do mundo; ter produção agrícola do amendoim consolidada e a existência de eventos populares que movimentam o fluxo de visitantes locais e regionais.

Os técnicos da Safra também explanaram sobre a missão e objetivos do Plano de Turismo e a esquematização dos eixos estratégicos de trabalho, que incluem Planejamento e Gestão do Sistema Municipal de Turismo; Estruturação e Ordenação Turística; Capacitação, Sensibilização e Conhecimento para o Turismo; Diversificação e Promoção da Oferta Turística e Gestão do Mercado Turístico.


370 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.