Meio Ambiente - Terça-feira, 28 de Junho de 2016

Gaspar encaminha projeto para homenagear juiz Edmar Ciciliati

O prefeito Manoel Gaspar assinou na última sexta-feira o projeto de lei 20/2016 alterando o nome da via defronte ao Fórum da Comarca de rua Colômbia para rua Juiz Edmar de Oliveira Ciciliati.

A assinatura do projeto de lei contou com a participação dos juízes Emílio Gimenez;* Fábio Vasconcelos e Paulo Gustavo Ferrari;* além do delegado de polícia Paulo César Pardo Soares;* que encabeçaram o pedido de homenagem ao saudoso magistrado.

A proposta de homenagear o magistrado foi acatada pelo vereador Valter Moreno Panhossi;* que reconhecendo a importância do juiz para a comunidade tupãense apresentou a indicação 193/2016;* subscrita por todos os demais vereadores e aprovada por unanimidade na sessão do último dia 6 de junho.

Segundo Valter Moreno;* além de representar o desejo de juízes;* promotores e delegados;* a homenagem ao juiz Ciciliati também vem de encontro aos anseios dos poderes Executivo e Legislativo e da população em geral.

“Essa homenagem é mais do que justa e representa uma vontade da Câmara Municipal;* uma vontade do Executivo;* e também do judiciário e da população. E nada mais oportuno que homenagear o juiz Edmar Ciciliati eternizando seu nome na rua defronte ao Fórum de Tupã;* local onde dedicou vários anos de sua vida exercendo a magistratura não só com vigor;* mas também com bom senso e muito humanismo. Por isso eu agradeço realmente ao prefeito Manoel Gaspar;* aos vereadores;* e todos os juízes;* promotores e delegados que estão aqui presentes hoje;* que contribuíram para concretizar essa justa homenagem”;* afirmou.

O presidente licenciado da 34ª Subsecção da OAB em Tupã;* Wagner Fuin;* amigo pessoal de Ciciliati;* também destacou a importância da homenagem. “Falar do Edmar Ciciliati é muito fácil para mim;* que sou duplamente suspeito para falar dele. Primeiro porque fui um dos que;* juntamente com os juízes e promotores;* subscreveu o requerimento feito à Câmara Municipal. Segundo porque o juiz Edmar Ciciliati foi meu amigo particular e com quem tive uma longa convivência. Ele é um amigo que sempre será lembrado com carinho e saudade por tudo que fez na vida pessoal e na vida profissional”.

Fuin lembrou também da admiração e respeito que o juiz conquistou de todos os operadores do direito na comarca de Tupã. “Sem dúvida nenhuma;* o doutor Edmar foi um juiz excepcional;* um juiz amigo;* tanto é que recebeu da OAB o título de ‘Juiz Amigo da Advocacia’ . Além de amigo da advocacia foi um juiz amigo da população;* porque enxergava o direito com bom senso. Ele foi um juiz vocacionado;* uma figura ímpar na magistratura;* o que torna essa homenagem mais do que justa”.

O juiz Fabio Vasconcelos revelou que a homenagem ao juiz Ciciliati é um antigo desejo do judiciário tupãense;* em reconhecimento à forma dedicada;* comprometida e humana com que exercia magistratura.

“Essa é Uma homenagem que a gente acredita que seja justa e num momento adequado. Há tempo nós vínhamos pleiteando esse desejo de homenagear o juiz Edmar Ciciliati;* que foi uma pessoa que teve um significado muito grande para o Poder Judiciário. Ele exerceu a magistratura com grande maestria e foi um homem de conduta exemplar;* tanto dentro da magistratura;* mas também como cidadão brasileiro.É uma forma de nós imortalizar a pessoa;* a memória do juiz Edmar Ciciliati;* que nos trouxe tanta alegria na passagem curta que ele teve aqui conosco”;* afirmou.

Para o juiz Emilio Gimenez a alteração da nomenclatura da rua Colômbia para rua juiz Edmar de Oliveira Ciciliati representa a forma mais justa de homenagear alguém que tanta dedicação teve com o judiciário e com a justiça.

“Essa é uma bela homenagem prestada ao magistrado Edmar Ciciliati;* que deixou bastante saudade com a sua ida ao céu de forma bastante precoce. Com essa alteração da rua Colômbia que passará a receber o nome dele;* a população de Tupã por certo tributa a um magistrado que distribuiu a justiça de forma invejável;* uma homenagem bastante merecida”;* elogiou.

Antes de assinar o projeto de lei;* Manoel Gaspar destacou a alegria de receber representantes do Judiciário;* da policia e do Legislativo para celebrar a memória de um juiz que sempre acreditou na justiça como um instrumento para melhorar a condição humana.

“Na minha administração anterior a atuação do juiz Edmar Ciciliati que foi decisiva para solucionar o impasse causado pela falência do antigo Frigorífico Sastre e que possibilitou a abertura do Frigo Estrela;* que hoje mantém centenas de empregos em Tupã. Graças a ele os antigos funcionários do Sastre assumiram legalmente o frigorífico e com meu apoio e intermédio do vereador Ribeirão conseguiram negociar as instalações com o empresário Vadão Gomes;* possibilitando a abertura do Frigo Estrela em Tupã. Então hoje se os cerca de 300 a 400 funcionários do Frigo Estrela têm um emprego;* isso se deve também ao trabalho do juiz Edmar Ciciliati”;* lembrou.

O projeto de lei alterando o nome da rua Colômbia para rua Juiz Edmar Ciciliati foi lido na sessão camarária desta segunda-feira e deverá cumprir os prazos regimentais para ser colocado em votação.