Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura organiza homenagem aos ex-combatentes de 1932
"
Nesta sexta-feira (8);* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura junto a Polícia Militar de Tupã;* realizará a tradicional homenagem aos ex-combatentes tupãenses da Revolução Constitucionalista de 1932. A solenidade será realizada na Praça 9 de Julho;* na Vila Vargas;* as 19h30.
O evento marca os 84 anos da Revolução Constitucionalista de 1932;* comemorado no dia 9 de julho;* e também resgata a importância do movimento constitucionalista. A homenagem contará com a presença de autoridades municipais e apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.
Segundo o secretário municipal de Cultura;* Anderson Medeiros;* o evento;* que já é tradição em Tupã;* é realizado há mais de 30 anos e integra o calendário de comemorações municipais. “Um povo que não preserva a história;* não projeta o futuro;* e este evento é uma forma de reverenciar nossos heróis revolucionários e homenagea-los por sua luta e coragem”;* afirma.
O secretário destacou a importância da data e convidou toda população a participar da cerimônia. ""É muito importante que relembremos desta data;* já que é a data cívica de maior importância do Estado de São Paulo. Toda a população está convidada para participar da homenagem”;* finalizou.
A Revolução de 1932 ou Guerra Paulista;* foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo;* entre os meses de julho e outubro de 1932;* que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
No total;* foram 87 dias de combates;* onde mais de 35 mil Paulistas lutaram;* com um saldo oficial de 934 mortos;* embora estimativas;* não oficiais;* reportem até 2.200 mortos;* sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil. São Paulo;* depois da revolução de 32;* voltou a ser governado por paulistas;* e;* dois anos depois;* uma nova constituição foi promulgada;* a Constituição de 1934.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.