A Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria de Cultura não poderia deixar registrada a grande perda para a história da imigração leta, com a partida da dona Hilda Augstroze, última imigrante do Distrito de Varpa
Dona Hilda, completaria 100 anos no próximo dia 23 de julho, chegou à Varpa juntamente com os primeiros imigrantes nos idos de 1923 deixando sua marca na trajetória histórica da imigração do povo da Letônia e do surgimento do Distrito de Varpa.
Dona Hilda foi companheira do Sr. João Augstroze Júnior também pastor evangélico, e o ajudou no resgate da história e memória daqueles que se instalaram em Varpa.
Dona Hilda atualmente morava na fazenda Palma, ponto turístico do Distrito, apesar dos quase 100 anos vividos ainda estava bem e lúcida e trazia as histórias e marcas do que viveu quando aqui em terras brasileiras chegou e se instalou no pequeno povoado a 562 km da capital paulista, um vilarejo, da comarca de Tupã. Aonde a comunidade vinda da Letônia, país da Europa se instalou.
“Na semana passada Dona Hilda teve uma pequena indisposição e foi internada na Santa Casa de Misericórdia de Tupã, e com muita tristeza hoje recebemos a noticia de seu falecimento hoje pela manhã, com certeza ela deixou sua marca na trajetória de Varpa e na vida de todos que conviveram com ela, um século de conhecimentos e histórias que puderam ser desfrutados e guardados como pérolas para as gerações que virão”. Finalizou o Secretário de Cultura Charles dos Passos.