Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Projeto chega a 1.112 atendimentos realizados
A Carreta da Mamografia sem dúvidas foi um dos projetos que mais renderam saldos positivos para Tupã e região. Com mais de 1.100 atendimentos em menos de um mês;* a Unidade Móvel de Saúde da Mulher;* popularmente conhecida como “Carretas da Mulher”;* chega a sua última semana de atendimento no município. Além dos atendimentos já realizados;* a carreta ainda dispõe de uma agenda de cerca de 40 ultrassonografias para pacientes que necessitam de exames complementares.
Dentre os diversos exames realizados na Carreta da Mamografia estão o de ultrassonografias e coletas de preventivo (papanicolau). O espaço totalmente dedicado às mulheres oferece uma equipe composta por profissionais de enfermagem;* técnicos em radiologia;* funcionários administrativos e um médico ultrassonografista que fornece toda assistência necessária às pacientes.
Além da equipe;* outro ponto positivo do projeto são os equipamentos de ponta utilizados durante os exames. A carreta conta com aparelhos de ultrassom;* mamógrafo;* conversor de imagens analógicas e digitais;* antenas de satélite;* impressoras;* computadores;* mobiliários;* sanitários e até sala de espera climatizada.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde;* o trabalho desenvolvido na carreta é realizado para pacientes acima de 35 anos e tem como objetivo principal o diagnóstico rápido e precoce de doenças como o câncer de mama.
Segundo a Secretaria;* além de atender mulheres de Tupã;* a Carreta da Mamografia atende também mulheres dos municípios de Arco-Íris;* Bastos;* Herculândia;* Iacri;* Parapuã;* Queiroz;* Rinópolis e também os distritos de Parnaso;* Universo e Varpa.
O projeto;* que integra o programa Mulheres de Peito;* do Governo do Estado;* foi instalado em Tupã no último dia 20 de junho e desde então realiza exames gratuitos. De acordo com o cronograma da Secretaria;* a carreta permanecerá no município até o dia 23 de julho. Os três últimos dias do projeto (21;* 22 e 23 de julho) serão destinados para realização de exames complementares (como magnificação;* compressão ou USG).
Vagas Esgotadas
Segundo a Secretaria;* devido o grande numero de adesão por parte das mulheres entre 35 e 50 anos a Secretaria Municipal de saúde já não dispõe mais de vagas para o agendamento do exame de mamografia na carreta do programa mulheres de peito;* mas orienta a toda a população que as mulheres que tenham feito o exame mamográfico há mais de um ano procure a Secretaria;* das 8h às 12h30 ou a central de atendimentos localizada ao lado da carreta das 9h às 16h30;* munidas de RG e cartão SUS para orientações.
O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no Estado de São Paulo. A mamografia permite a detecção ainda em fase inicial e o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.