Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Meio Ambiente recolhe cerca de 4 toneladas de lixo eletrônico no primeiro semestre
Pensar no meio ambiente de forma sustentável é um dos principais objetivos dos trabalhos de coleta de lixo eletrônico na cidade;* nomeado pela Prefeitura por “Projeto E-Lixo”. O objetivo é sanar o que hoje é considerado um dos maiores problemas ambientais que é o descarte do lixo eletrônico em locais inadequados.
Somente nesse primeiro semestre de 2016;* o projeto E-Lixo que é realizado pela Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* recolheu nesse primeiro semestre cerca de 4 mil quilos de lixo eletrônico.
A Secretaria esclarece que muitas vezes as pessoas não sabem qual é o destino certo para o lixo eletrônico;* por isso que a Prefeitura vem intensificando os serviços de coleta do lixo para dar mais qualidade de vida a população.
Os equipamentos eletrônicos possuem;* em sua composição;* metais de difícil degradação como chumbo;* mercúrio;* cádmio;* arsênio;* berílio;* cromo entre outros. Os metais pesados ao serem descartados incorretamente contaminam o ar;* lençóis freáticos;* rios e solos;* prejudicando ao próprio homem e aos demais seres vivos.
Após o descarte;* os funcionários da Secretaria armazenam o material em um depósito apropriado para receber o produto;* e mensalmente é encaminhado para a Cooperativa de Reciclagem de Osvaldo Cruz.
De acordo com a Pasta;* a população pode colaborar com os serviços da Secretaria de Meio Ambiente descartando os lixos eletrônicos nos locais adequados;* não contaminando o solo;* colocando em risco o meio ambiente e a saúde do ser humano.
A coleta é realizada semanalmente de segunda à sexta-feira nas firmas cadastradas. Entre o material recolhido;* os mais descartados pela população são computadores;* aparelhos celulares;* televisores e aparelhos domésticos em geral;* mas há uma infinidade de itens que podem ser descartados como Lâmpadas;* Pilhas;* TVs;* Monitores;* CPUs;* Vídeo Cassete;* DVDs;* CDs;* Disquetes;* Radio;* Impressoras;* Máquina de Xerox;* Celulares;* Estabilizadores;* Micro-ondas;* entre outros.
Pontos de descarte
Os locais de descartes são: Secretaria Municipal de Educação; da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; Biblioteca Municipal; Câmara Municipal; Posto de Informações Turísticas (PIT); Corpo de Bombeiros; Decar; Vivo Vargas; Eletrônica Pontalti; Eletrônica Roberto Antena; Eletrônica Buzzo; Supermercado Varejão Gaspar; Faculdades FACCAT; UNESP e também nas escolas Prof. Esther Veris Cerpe; Prof° João Geraldo Iori; EMEIEF Mario Covas Governador; EMEF Prof. Odinir Magnani.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.