Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Sala do Empreendedor já emitiu 70 alvarás em 2 meses de atendimento
Após dois meses de inauguração;* a Sala do Empreendedor continua superando as expectativas quanto ao número de atendimentos prestados às empresas e aos microempresários de Tupã.
O espaço foi criado com o objetivo de facilitar a abertura de novas empresas;* desburocratizar procedimentos;* além de orientar os micros e pequenos empresários sobre a inscrição;* benefícios;* cuidados;* obrigações;* responsabilidades;* atividades permitidas.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* até o momento a Sala do Empreendedor já realizou 30 consultas prévias de uso e ocupação (zoneamento) e 26 consultas sobre abertura de empresa (informações sobre Vigilância Sanitária;* Corpo de Bombeiros;* CETESB- Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
A Sala do Empreendedor também já emitiu 72 alvarás enquanto outros 27 alvarás estão em andamento;* aguardando liberação. Os dados comprovam o sucesso da novidade;* que foi criada para agilizar o atendimento aos empresários.
Antes da Sala do Empreendedor;* muitas pessoas encontram dificuldades em realizar esses serviços. O atendimento era iniciado na Central de Atendimento da prefeitura e passava por diversos órgãos para então ser concluído na Secretaria de Planejamento. Agora todo o processo é realizado na própria Sala do Empreendedor de maneira mais rápida.
Para garantir a agilidade e eficiência nos atendimentos;* a Sala do Empreendedor mantém à disposição dos empresários e dos escritórios contábeis uma equipe especializada;* formada por 2 agentes de fiscalização e de desenvolvimento que foram capacitados pelo Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Marília.
Ainda de acordo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* os atendimentos realizados pela Sala do Empreendedor têm agradado os empresários;* pois aqueles que não possuem nenhum problema na documentação têm o alvará expedido no prazo de até 5 dias.
O novo espaço também contribui com orientações aos empresários antes mesmo de investir no seu negócio;* através da “Consulta Prévia”;* pois muitas vezes os empresários alugam ou compram um imóvel;* compram móveis e equipamentos;* começam suas atividades;* sem saber que naquele local não é permitido desenvolver a atividade escolhida.
Dessa forma;* os agentes de desenvolvimento da prefeitura darão informações sobre o que a lei permite para exercer determinadas atividades;* evitando assim;* a perda de investimentos em locais não permitidos.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ressaltou ainda que desde o início os procedimentos internos do processo deixaram de ser físico e são todos on-line;* onde todas as secretarias municipais;* departamentos e diretorias têm acesso simultâneo;* customizando o tempo para a emissão do alvará.
Além de receber pedidos de abertura de Empresas (MEIs;* ME;* EPP;* médio e grande porte);* a Sala do Empreendedor também atende autônomos;* feirantes;* ambulantes;* prestando serviços de alteração cadastral;* encerramento de atividades;* emissão de alvarás e orientações sobre viabilidade do negócio;* consulta prévia;* capacitação e treinamentos aos empresários.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.