Meio Ambiente - Quinta-feira, 18 de Agosto de 2016

Viveiro Municipal distribui diversas espécies de mudas

A prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* produz uma grande variedade de mudas no Viveiro Municipal para serem distribuídas à população.

Os interessados podem solicitar diversas espécies nativas;* como oiti;* jambo do norte;* quaresmeira;* ipês;* entre outras. Além das mudas de plantas nativas a população também pode encontrar espécies de plantas ornamentais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* a distribuição de mudas tem o objetivo de elevar a qualidade ambiental no município;* além de melhorar a qualidade de vida da população.

Além de ajudar a purificar o ar e amenizar a temperatura;* o plantio de árvores contribui ainda para reduzir a poluição sonora e deixa a cidade mais bonita.

As mudas do Viveiro Municipal são distribuídas para produtores rurais e também para a população geral;* contribuindo para arborização rural e urbana do município.

Os interessados em receber as mudas devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e retirar uma requisição de no máximo 10 mudas.

A requisição tem prazo de 30 dias para buscar as mudas. Após a retirada das mudas ele deverá aguardar 30 dias para solicitar uma nova requisição. Além disso;* é necessário também apresentar o documento do local onde as mudas serão plantadas.

Eucaliptos

A prefeitura também desenvolve no Viveiro Municipal um projeto de distribuição de mudas de eucaliptos. Os interessados podem retirar até 400 mudas por ano sem apresentação de projeto e até 3.000 mudas mediante apresentação do projeto.

Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para receber orientações sobre a elaboração do projeto plantio das mudas;* que após ser concluído deve ser protocolado na Central de Atendimentos.

Entre as mudas mais solicitadas estão as de eucalipto. No Viveiro Municipal são produzidas várias espécies como Eucalipto Citriodora;* Eucalipto Urophila e Eucalipto Camaldulensis.

Entre eles as espécies mais procuradas estão a Citriodora e Camaldulense. Ainda de acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o Viveiro Municipal produz cerca de 15 mil mudas de eucalipto;* mas devido à grande procura a produção se encontra esgotada.

Para manter o atendimento à população;* a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já adquiriu novo lote de sementes para produção de novas mudas que poderão ser distribuídas dentro de 90 dias.