Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Tupã realiza mais de 500 exames somente no primeiro semestre
Todo recém-nascido está sujeito a apresentar possíveis problemas auditivos ao nascer. E com o objetivo de prevenir e detectar a deficiência auditiva em 2003 foi implantado em Tupã;* o exame gratuito do Teste da “Orelhinha”;* é de grande importância para o desenvolvimento saudável do bebê.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde;* o teste da orelhinha é um exame simples e indolor;* onde é colocada uma espécie de “sondinha” na orelha do bebê.
A partir dai se emite um som de baixo volume onde o equipamento registra a resposta gerada nas células ciliadas externas do ouvido interno. E quanto mais cedo for feito o teste;* maiores são as chances de reverter a situação ou iniciar o tratamento precocemente. O teste geralmente leva de 5 a 10 minutos e geralmente é feito com o bebê dormindo.
Desde que foi implantado;* vários bebês já foram submetidos à avaliação em Tupã. De janeiro até o inicio de agosto foram contabilizados mais de 500 testes. Em 2015 o numero de bebes que fizeram o teste passou de mil.
A implantação desse serviço na rede publica e municipal de saúde foi um grande passo para a prevenção de problemas na criança;* pois;* pelo teste;* é possível detectar milhares de possíveis doenças. O ideal é que o teste seja feito ainda no primeiro mês de vida.
Como marcar o teste?
O exame é oferecido de forma gratuita na rede publica de saúde. O teste é agendado por uma auxiliar de enfermagem que visita diariamente às maternidades do município;* agendando não só o teste da orelhinha;* como também o teste do “pezinho” e a primeira vacina do bebê.
Os exames dos bebês nascido na micro região também são atendidos em Tupã e agendados diretamente no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AMEM);* localizado na rua Tapajós;* 989. Alguns dos municípios atendidos na cidade são Iacri;* Queiroz;* Rinópolis e também Arco Íris.
Vale lembrar que o exame é de extrema importância;* pois quando a doença da criança é descoberta os especialistas encaminham a criança o mais rápido possível para avaliação e provável cirurgia de implante coclear.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.