Meio Ambiente - Segunda-feira, 05 de Setembro de 2016

Municipalização do serviço gera economiza de R$ 190 mil por mês

"

A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* realiza a coleta de lixo orgânico em todos os bairros da cidade e nos distritos de Parnaso;* Varpa e Universo.

O serviço de coleta;* que até o final de 2013 era realizado por empresa terceirizada;* passou a ser executado pela Prefeitura em janeiro de 2014;* garantindo atendimento de qualidade e economia de recursos públicos.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o serviço recolhe cerca de 80 toneladas de lixo por mês e garante uma economia mensal de R$ 190.000;*00.

Segundos os dados;* o serviço terceirizado representava para a prefeitura uma despesa de R$ 330.000;*00 por mês. Já o serviço realizado pela prefeitura apresenta um custo de R$ 140.000;*00;* o que representa uma economia 60% aos cofres públicos.

Para garantir um serviço de qualidade para a população;* a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conta com 65 funcionários;* entre coletores;* motoristas;* auxiliares do Aterro Sanitário;* além de um Engenheiro Ambiental que é responsável por supervisionar as operações que ocorre no Aterro Sanitário.

Além de manter uma grande estrutura para manter a cidade limpa;* a prefeitura também ressalta a importância da colaboração da população;* destinando o lixo nos dias corretos (confira no quadro os dias e locais da coleta do lixo orgânico);* ajudando não só na limpeza da cidade;* mas também contribuindo para preservar o meio ambiente.

CRONOGRAMA DA COLETA DO LIXO ORGÂNICO

CENTRO - SEGUNDA A SÁBADO APÓS AS 17 HORAS

Avenida Lélio Piza até Rua Timbores;* sobe a Rua Joaquim Abarca até Nhambiquaras;* segue até a Avenida Tamoios e Termina na Linha do Trem.

SETOR NORTE - SEGUNDA;* QUARTA;* SEXTA

Jardim Aoki;* Jardim Rubiácea;* Jardim das Cerejeiras;* Jardim Ipiranga;* Vila Abarca;* Vila Faut;* Vila Frias;* Vila Espanha;* Vila Mariluz;* Vila Santa Clara;* Vila Barcelona;* Vila Naibras;* Vila Liberdade;* Vila Brasília;* Vila Arthur Fernandes;* Vila Santa Terezinha;* Vila Munhos;* Vila Siduro;* Vila Giovanetti;* Vila Vitória;* Vila José L.Soares e Residencial Tupã.

SETOR OESTE – SEGUNDA;* QUARTA E SEXTA

Vila Alvorada;* Vila Bandeirantes;* Vila Santa Helena;* Vila Viaduto;* Vila Aparecida;* Vila Vargas;* Vila São Paulo;* Vila São Jorge;* Vila Teixeira;* Vila Sevilha;* Vila Nova I e II;* Vila Aviação;* Vila Santa Cecília;* Parque Universitário;* Parque das Nações;* Parque Industrial I;* Núcleo Habitacional Augusto Rosin;* Jardim Nossa Senhora de Fátima;* Jardim Guarujá;* Jardim América e Jardim Santa Amália.

LESTE I (LADO ESQUERDO) – TERÇA;* QUINTA E SÁBADO

Vila Lahoz;* Vila Ricardo;* Parque Dom Bosco;* Jardim Santo Antônio;* Jardim Santa Maria;* Jardim Itaipu;* Parque dos Sabiás;* Jardim Apoema;* Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar;* Jardim Aritana;* Parque Kenedy;* Parque São Pedro;* Vila Alto Sumaré;* Jardim Unesp I e II;* Conjunto Habitacional José Maria Gamero;* Conjunto Habitacional Joaquim R.Porto;* Conjunto Habitacional Cônego Rebouças;* Vila Romana;* Parque Ibirapuera;* Parque Maria Cristina;* Parque Ipanema;* Parque Aliança;* Parque Guaianazes;* Vila São José;* Jardim Chácara Vellini;* Conjunto Habitacional Walter Pimentel;* Jardim Marabá;* Parque Carajás I e II;* Conjunto Habitacional Severino Fortunato.

LESTE II (LADO DIREITO) – TERÇA;* QUINTA E SÁBADO

Vila Tupã Mirim I e II;* Jardim Santa Adélia;* Vila Eldorado;* Conjunto Habitacional;* Vereador Antonio Caran;* Vila Americana;* Vila Marajoara;* Parque Iraja;* Jardim Paraíso;* Vila Santa Inês;* Vila Formosa;* Jardim Cybelle;* Parque do Ipiranga;* Cohab I;* Parque Residencial Casari;* Conjunto Habitacional José Feliciano;* Delta Ville;* Jardim Ideal e Parque Bela Vista.

DELTA VILLE – TERÇA;* QUINTA E SÁBADO

DISTRITOS: PARNASO;* VARPA E UNIVERSO