Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Alunos de robótica são homenageados em solenidade no Paço Municipal
Foi realizado na manhã de ontem, na sala de reuniões do Paço Municipal, uma coletiva para divulgar a classificação geral dos alunos tupãenses que participaram das Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR) e também para homenagear os alunos que chegaram a fase estadual.
Estiveram presentes na coletiva os secretários municipais, professores, coordenadores e diretores das escolas participantes, familiares e alunos participantes da oficina de robótica e o professor coordenador da oficina, Daniel Santos.
Durante a solenidade foram apresentados slides com fotos e explicações sobre o trabalho das crianças nas Olimpíadas, além de vídeo com reportagens sobre a oficina de robótica que vem sendo desenvolvida em Tupã e também uma homenagem com a entrega de lembranças para os alunos e coordenadores do projeto.
Em discurso, o professor da oficina de robótica, Daniel Santos, lembrou que a preparação e os treinamentos das crianças vêm sendo realizados desde março e disse ainda que foi por meio da determinação dos alunos que as equipes chegaram na fase estadual, levando o nome de Tupã.
No final ele ainda agradeceu a colaboração dos pais e alunos e também a Prefeitura por implantar o projeto no município, dando as crianças uma nova oportunidade de aprender.
“Primeiramente eu gostaria de agradecer à Secretaria de Educação por criar esse projeto lindo que é a oficina de robótica e também à Prefeitura por ter aceitado e estar incentivando cada vez mais os alunos a participarem das oficinas. Também gostaria de agradecer a todos os pais que apoiaram e acreditaram na capacidade das crianças e finalmente agradecer os meus alunos por se dedicarem a esse projeto” considerou.
De acordo com os alunos Pedro e Maria Julia, participar da OBR foi a melhor experiência acadêmica que eles já tiveram e que querem continuar na oficina e participar de mais competições.
“Além de fazer novos amigos, eu aprendi a liderar uma equipe, a ter mais responsabilidades, aprendi como interpretar as instruções e regras que nos passaram e também por meio da oficina eu consegui entender melhor algumas disciplinas que eram ensinadas em sala de aula, como a matemática, artes, física, ciência e também o português, já que nossos comandos utilizados nos robôs eram todos obedecendo às novas regras de ortografia. Vou levar para mim uma grande experiência e quero poder participar de novo das olimpíadas e trazer para Tupã a medalha de ouro”, conta Pedro.
Maria Julia contou também que contou com o apoio da família e dos amigos e que gostou de participar das Olimpíadas. “Foi uma experiência muito boa e eu gostei demais. Eu nunca havia viajado para outra cidade sem a minha família, e no começo fiquei com um pouco de medo, mas tive muito apoio da minha mãe que me ligava todo dia e foi bem participativa na equipe. Se no ano que vem eu puder, com certeza vou participar de novo”, disse.
Segundo Nilzo Aducci, pai de uma das alunas, a oficina teve um resultado muito positivo na relação de sua filha com os estudos. Segundo ele, o projeto além de desenvolver a criatividade, ainda fez com que a aluna adquirisse responsabilidade e mais conhecimento.
“O que eu percebi foi o senso de responsabilidade que eles passaram a ter com os horários, com a aprendizagem e também com a relação de equipes. Como pai eu fico muito feliz de vê-los aprendendo de maneira divertida. Eu só tenho a agradecer a todos que implantaram essa oficina em Tupã e a todos que apoiam essa iniciativa, pois hoje a educação está muito difícil no nosso país e tudo que vem para agregar vale a pena investir”, ressalta.
Nilzo ainda revelou que gostaria que o projeto continuasse e contou que são ações e projetos como o de robótica que tornam a educação uma missão cada vez mais gostosa para a criança.
“Eu espero que esse projeto continue e que o próximo prefeito também incentive a oficina de robótica e que também invista cada vez mais na educação, por que o mundo está muito carente de educação. Graças a Deus existem pessoas que acreditam na educação e sabem que projetos como esse podem levar crianças a serem grandes mestres no futuro, e Tupã tem servido de exemplo nisso”, conta.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, é uma grande honra ter Tupã entre as melhores do estado nas Olimpíadas de Robótica. A Secretaria ainda explica que mesmo as crianças não se classificando para a fase nacional, obtiveram bons resultados.
De acordo com a classificação geral, das 36 equipes inscritas na fase estadual, apenas 5 eram de escola pública, sendo elas de Tupã. Das 5 equipes, 4 tiveram bons resultados, ficando em 2º, 3º e 5º colocados, sendo eles das EMEIEF Governador Mário Covas e EMEIEF Gino Bolognesi.
Oficina
Com o fim da participação na OBR, os trabalhos nas oficinas de robótica continuam. Segundo a Secretaria de Educação, os planos agora são de montar uma olimpíada municipal de robótica e incentivar cada vez mais os alunos a participarem e se interessarem pela educação. Todas as escolas municipais de Tupã, de quartos e quintos anos, oferecem robótica no contra turno para as crianças interessadas.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.