Meio Ambiente - Quarta-feira, 05 de Outubro de 2016

Aterro Sanitário de Tupã é bem avaliado pela CETESB

Anualmente a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) realiza o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos;* onde avalia as condições ambientais e sanitárias dos aterros de cada município paulistas.

Os resultados das avaliações são divulgados por meio do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR);* do qual Tupã recebeu a nota inédita de 7.9. No ano passado;* Tupã obteve a nota de 5.6.

Elaborado a partir de inspeções “in loco” nas áreas de destinação por técnicos da Cetesb;* o IQR considera uma série de fatores;* como estrutura de proteção ambiental dos empreendimentos;* características do espaço;* dimensões da frente de trabalho (área na qual os resíduos são compactados) e outros.

A partir da pontuação obtida nos diversos indicadores;* os aterros são classificados em dois tipos de avaliações: condições inadequadas (de 0 a 7) e condições adequadas (de 7;*1 a 10);* como é o caso de Tupã.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

O município conta hoje com quatro locais adequados para o depósito de resíduos sólidos licenciados pela Cetesb.

Além do aterro sanitário;* que recebe diariamente cerca de 80 toneladas de lixo;* a cidade mantém o aterro do Quixote;* destinado ao depósito de galhos de árvores e a Cooperativa de Recicladores de Tupã;* onde os cooperados fazem a separação dos materiais de acordo com suas características.

De acordo com o secretário Zé Vinagre;* a nota ainda não chegou ao ponto idealizado pela Secretaria;* mas ele revela que medidas vem sendo tomadas para melhorar cada vez mais o meio ambiente em Tupã.

“Nós tivemos uma melhora significativa de outubro do ano passado até hoje e o nosso trabalho resultou nessa nota inédita de 7.9. Eu estou muito satisfeito com esse resultado mas ainda quero mais para Tupã;* e até o fim do ano faremos cada vez mais para levar o município a ganhar nota 10”;* revela.

Zé Vinagre ainda ressaltou a importância do trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo no município e também agradeceu a atenção e as orientações da Cetesb.

“De fato o IQR é muito importante não só para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente como também para toda a população;* pois é através dele que podemos ver o resultado dos trabalhos que estamos desenvolvendo no município e ver que estamos indo bem me deixa muito satisfeito. Essa nota de 7.9 foi a nota mais alta que Tupã recebeu até hoje e isso é resultado do trabalho de diversas pessoas;* servidores;* funcionários da Secretaria e também dos fiscais Hélio e Rafael e do gerente da Cetesb;* doutor Paulo Wilson;* que nunca negaram de atender Tupã e nos orientar;* portanto gostaria de agradecer a todos que vem nos ajudando e trabalhando para fazer uma Tupã melhor”;* finaliza.