Meio Ambiente - Quinta-feira, 06 de Outubro de 2016

CETESB renova licença de operação do aterro sanitário

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* obteve;* junto à CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental);* a renovação da licença de operação do aterro sanitário.

Segundo documento de Renovação da Licença de Operação;* a validação foi devido às boas práticas de manejo;* operação e compactação dos resíduos no aterro;* que proporciona o aumento da vida útil do local;* por consequência;* beneficiando todo o município. A licença estará válida até 28 de setembro de 2021.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Zé Vinagre;* para realizar a renovação da licença de operação;* os técnicos da CETESB;* companhia ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista;* realizaram uma investigação detalhada no aterro sanitário;* comprovando o uso de projetos e ações;* realizados pela Prefeitura;* que minimizam os impactos ambientais no município.

“Desde que assumi a Secretaria me reuni com o prefeito e com a minha equipe e decidimos implantar algumas ações que beneficiasse a população com o descarte de lixo;* mas que não viesse a prejudicar o meio ambiente. Graças a muito trabalho e dedicação de todos atingimos as nossas metas e hoje nosso aterro é considerado ‘adequado’;* ou seja;* somos exemplo para as outras prefeituras e isso me deixa muito feliz porque é o resultado do nosso trabalho”;* conta.

De acordo com Zé Vinagre;* a gestão do aterro tem passado por grandes mudanças;* isso tem contribuído no aumento da vida útil do mesmo e também para a qualidade de vida da população.

“Alguns projetos e ações foram implantados para prolongar a vida útil do aterro municipal;* já que por dia nós recebemos cerca de 80 toneladas de lixo”;* lembra.

O secretário ainda agradeceu ao prefeito Manoel Gaspar pelo incentivo de lançar projetos para o aterro e também aos técnicos da CETESB;* pelas orientações e dedicação em prol à cidade de Tupã.

“Todas as nossas conquistas é resultado do trabalho de diversas pessoas;* servidores;* funcionários da Secretaria;* do apoio do prefeito Manoel Gaspar e também dos fiscais Hélio e Rafael e do gerente da CETESB;* doutor Paulo Wilson;* pelas orientações e pelo apoio de sempre”;* finaliza.

Recentemente;* o aterro municipal foi avaliado por técnicos da CETESB;* que considerou Tupã como uma cidade adequada;* obtendo a nota de 7.9 no IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos).