.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 18 de Outubro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cadastro Único já atendeu cerca de 16 mil pessoas

Cadastro Único já atendeu cerca de 16 mil pessoas


Cadastro Único já atendeu cerca de 16 mil pessoas

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);* tendo como Gestora a secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar e coordenado em Tupã pelo Conselho Municipal;* o Cadastro Único atende as famílias de baixa renda para possam participar dos programas sociais do Governo Federal.

De acordo com o coordenador do programa em Tupã;* Márcio Lira;* o Cadastro Único é destinado para programas sociais do Governo Federal e do Governo Estadual para atender as famílias de baixa renda (preferencialmente com renda mensal igual ou inferior a 1/2 salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até 3 salários mínimos).

“Já o Cadastro Nacional de Saúde (CadSUS) é destinado às pessoas moradoras de Tupã que tenham necessidades de Atendimento em Qualquer Unidade de Saúde (Unidades Básicas;* Especializadas ou Hospitalares)”;* disse.

Segundo Márcio Lira;* no período de 1 ano e 2 meses em que está atendendo em sua nova sede;* já foram atendidas cerca de 10.901 pessoas no CadSus e 5.580 famílias no CadÚnico. “A previsão para o ano foi de 20.500 pessoas no CadSUS e CadÚnico e 7.100 famílias no CadÚnico”;* explicou.

O coordenador lembrou que todas as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal têm a obrigação e o compromisso de manter o seu cadastro permanentemente atualizado;* independentemente de serem ou não beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).

“As famílias que não cumprirem a exigência de atualizar os dados em casos de alteração da composição familiar;* salarial e escolar;* e;* não efetuarem o recadastramento obrigatório poderão ter o benefício bloqueado e ainda correm o risco de ficarem impossibilitadas de receber novos benefícios”;* informou.

Cadastro Único

Segundo Márcio Lira;* por meio do Cadastro Único as famílias de baixa renda recebem uma série de benefícios do governo;* podendo ser beneficiadas de acordo com norma específica de cada programa como o Bolsa Família;* a Tarifa Social de Energia Elétrica;* Cartão do Idoso e o Programa Minha Casa Minha Vida.

“No Cadastro Único o governo consegue entender quais são as principais dificuldades que as famílias enfrentam e como pode ajudar a melhorar as suas condições de vida;* além disso;* o cadastro único possibilita também a identificação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade”;* explicou.

Ele informou ainda que fazendo parte do Cadastro Único;* a família pode ser beneficiada de acordo com norma específica de cada programa como o Bolsa Família;* a Tarifa Social de Energia Elétrica;* Cartão do Idoso e o Programa Minha Casa Minha Vida.

“As famílias cadastradas têm ainda o direito de isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos;* participar de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);* para uma qualificação e formação profissional para o mercado de trabalho;* além do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);* Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);* além de serviços;* programas;* benefícios e projetos socioassistenciais”;* finalizou.

426 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.