Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
CERFA ajuda melhorar condições de vida de dezenas de famílias
Com o objetivo de oferecer apoio e melhores condições de vidas às famílias tupãenses;* o Centro de Reestruturação da Família (CERFA) vem realizando um importante trabalho através de cursos de capacitação para as famílias atendidas;* com objetivo de promover sua inclusão no mercado de trabalho.
“O principal objetivo do CERFA é oferecer a profissionalização e a capacitação;* necessárias para a inclusão no mercado de trabalho e o desenvolvimento de condições de protagonizar as próprias vidas e de serem autônomos economicamente. Além do mais;* a inclusão produtiva melhora as condições de vida”;* explicou a secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar.
Ela informou também que somente no mês de outubro foram atendidas 39 famílias;* totalizando 45 usuários acima de 18 anos. Segundo Isaura;* às segundas e terças-feiras;* durante o período noturno;* são ministrados cursos de Inclusão Digital;* Panificação e Confeitaria.
Para a realização dos cursos;* o CERFA conta com 1 monitor de panificação e confeitaria;* um monitor de inclusão digital e um auxiliar administrativo.
“Nos cursos de panificação e confeitaria do mês de outubro o CERFA trabalhou com receitas de Pastel de Belém;* croissant;* canelone de frango;* bolo toalha felpuda;* mini-esfirra;* pão doce;* cuca de banana;* pizza;* queijadinha;* fatias húngaras;* pão de torresmo;* bolinho de carne;* petit four;* lua de mel;* sonho e bolo de churros”;* disse.
Os participantes também recebem orientações sobre técnicas de higiene e conservação dos alimentos;* e ainda apreendem a medir corretamente os ingredientes e as temperaturas ideais para cada receita.
Além dos cursos na área gastronômica os participantes também realizaram cursos de inclusão digital. “O CERFA desenvolve ainda um trabalho de Inclusão Digital;* com cursos sobre edição de texto e imagens no Word e impressão de documentos;* além de orientações sobre aplicativos de hardware;* maneiras corretas de como baixar programas da internet;* executar e instalar”;* ressaltou.
Ainda segundo Isaura as famílias que necessitam de atendimento podem procurar o CERFA;* que atende na rua Machado de Assis;* 240;* Parque Kennedy;* de segunda a sexta-feira;* das 7 às 16 horas e no período noturno;* de segunda e terça-feira das 18h45 às 22 horas.
Projeto Jovem Talento
O CERFA oferece ainda o projeto Jovem Talento;* que é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 16 anos e 11 meses.
O principal objetivo do projeto é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;* em que são trabalhados temas mensais de acordo com as vivencias dos usuários visando estreitar os vínculos familiares e comunitários.
Durante o mês de outubro o projeto atendeu cerca de 64 famílias;* totalizando 74 usuários;* que recebem além das orientações;* café da manhã;* almoço e café da tarde.
Segundo Isaura;* diariamente são realizadas 8 atividades. “Os 74 usuários são divididos em 8 turmas;* cada uma realizando uma atividade diferente da outra;* incluindo Artesanato;* Inclusão Digital;* Muay Thai;* recreação;* manicure;* bordado e culinária”.
A secretária de Assistência Social ressaltou ainda que o projeto ofereça uma séria de benefícios às famílias e principalmente aos jovens. “No local é realizado o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário contribuindo para o retorno ou permanência na escola;* desenvolvendo atividades que estimulam a convivência social;* participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho;* a constituição do espaço de convivência e formação para participação da cidadania”;* afirmou.
As atividades desenvolvidas;* frisou Isaura;* focam habilidades gerais;* capacidade comunicativa;* ações sócio educativas e a inclusão digital;* proteção social como serviço de ação continuada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social assegurando espaços de referência e de participação;* de relações de afetividade;* de respeito e de autoridade que garantam a ampliação de seu universo de trocas culturais;* o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública.
O projeto conta com 1 psicóloga;* 1 assistente social;* 2 auxiliares de serviços gerais;* 1 auxiliar administrativo e 7 monitores. O projeto atende nas instalações do CERFA;* de segunda a sexta-feira;* das 7 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3496-2969.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.