.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerca de 400 pessoas visitaram carreta “Somos Água” em Tupã

Cerca de 400 pessoas visitaram carreta “Somos Água” em Tupã


Cerca de 400 pessoas visitaram carreta “Somos Água” em Tupã

Centenas de pessoas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância da água durante a visita do projeto “Somos Água”;* idealizado e desenvolvido pela Sabesp.

Contando com uma moderna carreta;* dotada de vários recursos audiovisuais e tecnologia de ponta;* o projeto atendeu aproximadamente 400 pessoas em Tupã;* que conheceram mais a fundo como funciona o seu ciclo na natureza até chegar às torneiras.

A carreta;* que permaneceu estacionada quarta e quinta-feira passadas;* defronte à Igreja Matriz;* na Praça da Bandeira;* conquistou os visitantes. O público;* formado em sua grande maioria por alunos das escolas municipais de Tupã;* pôde conhecer todo o processo de produção de água potável e também como é realizado o processo de coleta e tratamento dos esgotos.

Inicialmente os visitantes participaram de uma experiência 360 graus;* chamada de Jornada da Água;* similar aos antigos cinemas 180 graus;* que;* na prática;* é uma incrível imersão em ambiente com painéis de LED.

Nesta etapa;* é demonstrado o percurso da água e tudo que permeia o tema;* entendendo como são feitos os processos do tratamento da água e dos esgotos. Depois;* o público foi levado a um pequeno laboratório;* onde recebe explicações de como funcionam o ciclo da água e sua evaporação;* a formação de nuvens;* a chuva e o encaminhamento para rios;* lagos;* represas e mananciais.

Junto com os visitantes;* e de posse de uma amostra de água;* os monitores esclareceram como é feita a análise e o controle da qualidade da água na Sabesp. Ainda nessa etapa;* o público conheceu os diversos tipos de fraudes em hidrômetros e aprendeu que furto de água é crime;* que penaliza a população e estimula o desperdício.

Os furtos de águia e fraudes em hidrômetros podem ser denunciados por qualquer cidadão pelo Disque-Denúncia (181);* da Secretaria Estadual de Segurança Pública ou por meio da Central de Atendimento 195;* da Sabesp.

As últimas experiências do caminhão foram os jogos interativos. Os visitantes se divertiram caçando fraudes e tentando conectar corretamente ligações subterrâneas de água;* águas pluviais e esgotos.

Encerrando a vista os visitantes receberam óculos de realidade virtual e foram transportados para um ambiente virtual onde puderam conhecer os mananciais da Sabesp e até limpar uma caixa d'água com as próprias mãos.

O prefeito Manoel Gaspar;* que visitou a carreta acompanhado do gerente da Sabesp de Tupã;* Eudóxio Blanco;* e de secretários municipais;* elogiou a iniciativa e destacou a importância do projeto para conscientização da população;* sobretudo das crianças.

“Gostaria de parabenizar a Sabesp por trazer esse laboratório móvel e interativo para Tupã;* ajudando a despertar a consciência da população para a importância da água e da necessidade de usar esse recurso natural de forma racional já que água é vida e sem ela é impossível a sobrevivência humana. Fiquei muito feliz em ver o grande número de crianças que participaram desse projeto em Tupã;* porque é através da formação e conscientização das crianças é que vamos conseguir fazer do mundo um lugar melhor para se viver”;* analisou Gaspar.

319 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.