Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Encontro de Folia de Reis reúne grande público na Igreja Matriz
A 25ª edição do Encontro de Folia de Reis;* primeiro evento cultural realizado pela nova administração;* superou todas as expectativas;* aliando inovação;* criatividade e organização.
A Folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva conhecida no Brasil como folcore. O principal objetivo da festa é manter viva a tradição cristã;* resgatar e valorizar a história e cultura e rememorar a atitude dos três reis magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do menino Jesus Cristo;* para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.
Realizado pela primeira vez no interior da Igreja Matriz São Pedro;* por iniciativa do Padre Carlos Roberto dos Santos e do ex-secretário de Cultura;* Anderson Medeiros;* o evento atraiu um grande público no último domingo e contou com a participação de 5 bandeiras de Tupã e região.
Além das bandeiras Baiana e a Vinda do Espírito Santo;* da cidade de Tupã;* também se apresentaram as bandeiras Estrela da Guia;* da cidade de Sagres; Bandeira da Paz;* de Herculândia e Bandeira Passagem dos Três Reis Magos;* da cidade de Parapuã.
Além do grande público que lotou a Igreja Matriz;* o evento também contou com a participação de diversas autoridades municipais;* incluindo o prefeito Ricardo Raymundo;* vice-prefeito Caio Aoqui;* secretários municipais e os vereadores;* representando a Cânara Municipal;* Alexandre Scombatti;* Antônio Carlos Meireles da Silva;* Charles dos Passos;* Eduardo Akira Edamitsu;* Gilberto Neves Cruz e Telma Tulim;* além da presença do Padre Antônio de Pádua;* da cidade de Queiroz.
Durante a festa;* o prefeito e o vice-prefeito prestaram uma homenagem ao fundador das bandeiras de Tupã;* Wilson Carneiro;* e entregaram troféus aos participantes das bandeiras;* que elogiaram a prefeitura de Tupã por manter viva a tradição da Folia de Reis.
A representante da Bandeira Vinda do Espírito Santo;* Maria Vieira;* contou que o grupo já existe há mais de 20 anos e ressaltou também o quanto os participantes acreditam nessa história cultural.
“Nosso grupo já existe há mais de 20 anos e nós começamos andando nas casas;* sítios;* fazendas. Nós íamos cantando e recolhendo as ofertas sempre no dia 6 de janeiro. Hoje a nossa festa é realizada dentro da Igreja;* mas nós acreditamos que o importante mesmo é manter essa tradição cristã sempre viva”;* disse.
Já Nilson de Souza Carneiro;* coordenador da Bandeira Passagem dos Três Reis Magos;* da cidade de Parapuã e fundador de várias bandeiras em Tupã;* explicou que a Bandeira dos Três Reis Magos completa 34 anos de sua existência nesse ano. Segundo ele;* é importante que os simpatizantes continuem buscando manter viva essa tradição.
“Eu e meu irmão começamos com a companhia juntos. Eu tinha 10 anos e nesse ano completamos 34 anos que estamos participando da bandeira. Infelizmente meu irmão faleceu há 2 anos;* mas ele me deixou o pedido de nunca parar com a companhia e eu vou dar continuidade até quando eu puder. Peço a todos os participantes que continuemos lutar por essa festa cristã para valorizarmos essa tradição”;* disse.
O vice-prefeito e secretário municipal de Cultura;* Caio Aoqui agradeceu a participação das bandeiras e do público;* que garantiram o sucesso do evento e destacou a importância do poder público continuar promovendo eventos culturais e de resgate histórico.
“Esse foi um grande evento;* pela primeira vez pudemos realizá-lo dentro da igreja. Tivemos a igreja lotada e uma festa cheia de alegria e harmonia;* onde pudemos ver todo o resgate histórico. É uma alegria muito grande participar de eventos;* temos que trabalhar para levar a cultura;* alegria;* felicidade a toda nossa população. Não podemos deixar acabar essa tradição;* temos que manter essa cultura popular sempre viva;* para que possamos projetar o nosso futuro. Uma cidade sem história;* sem cultura é uma cidade sem futuro”;* afirmo.
Já o prefeito Ricardo Raymundo lembrou a festa religiosa sofreu suas modificações ao longo dos anos;* porém;* sem perder seu valor e sua importância.
“É uma satisfação reviver essa tradição;* é muito bom participar da missa e depois dessa festividade;* dessa cultura;* como está acontecendo. Antigamente os foliões saiam nas ruas;* iam às casas e hoje essa festividade é realizada na dentro igreja;* mas o valor dessa festa não muda. Fui criado nesse meio;* meu pai tinha um sítio e os foliões passavam nas casas;* muitas vezes recebiam os grupos para o jantar. Enfim;* hoje estou revivendo essa importante tradição”;* disse.
O prefeito também parabenizou o secretário Caio Aoqui pela realização da festa religiosa e explicou o quanto é importante que manter viva essa tradição e a importância da união entre os grupos.
“Parabenizo o secretário de Cultura;* Caio Aoqui e sua equipe pela organização da festa. Esse ano as festividades foram dentro da igreja e assim a população pôde ficar mais confortável dentro da igreja e acompanhar de perto. É muito bom ver o quanto as pessoas de outra cidade vêm participar desse evento;* como é prazeroso para os grupos estar fazendo suas apresentações. Dá pra ver os brilhos nos olhos deles. Temos que manter viva essa tradição. É o primeiro evento da nossa administração e para nós está sendo muito gratificante participar”;* finalizou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.