Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Saúde alerta para mudanças no calendário vacinal
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana;* que a partir deste ano;* pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem ficar em alerta;* pois o Ministério da Saúde instituiu algumas mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. As alterações para novos esquemas vacinais passam a valer a partir deste mês.
Segundo o secretário Municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* com o novo calendário;* sofrem alterações as vacinas HPV Quadrivalente e a Meningocócica C (conjugada).
“A HPV passa a ser ministrada em meninos com idades de 12 a 13 anos;* considerando o intervalo de zero a seis meses. Já a Meningocócica C estará sendo disponibilizada para meninos e meninas na faixa etária de 12 a 13 anos;* considerando um reforço ou dose única;* conforme situação vacinal”;* explica.
De acordo com Laércio;* é importante que os pais fiquem sempre atentos à caderneta de vacinação dos filhos e;* no caso de dúvidas;* procurar a Unidade de Saúde de referência da qual pertence o seu bairro. As vacinas já estão disponíveis para o público-alvo em todas as unidades de saúde de Tupã.
“As alterações foram informadas pelo Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e;* de acordo com a nota informativa;* as alterações do calendário acontecem por diversos fatores como situação epidemiológica;* mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas”;* afirma.
Segundo a enfermeira Responsável pela Vigilância Epidemiológica de Tupã;* Joselaine Pio Rocha;* as vacinas têm a função de aumentar a proteção nas crianças e adolescente contra as doenças.
“A vacina do HPV protege contra Câncer de colo de útero;* boca;* anus;* pênis. Já a vacina de meningo C protege contra infecções graves como a meningite;* que hoje é a causa de 30% das mortes em crianças que adquirem a doença;* por isso a vacinação é necessária”.
As vacinas são todas gratuitas e os horários para receber as doses são das 7h às 17 horas. A medida não é uma campanha vacinal;* portanto as doses permanecerão nas unidades até atender toda a demanda do município.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.