Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Famílias devem atualizar dados do Cadastro Único em Tupã
As famílias de baixa renda que fazem parte dos programas sociais do Governo Federal devem realizar a atualização do cadastro em caso de alteração na situação de trabalho de qualquer um dos membros que compõe o domicílio e que altere a renda mensal familiar.
O programa conta com ações intersetoriais envolvendo principalmente as Secretarias de Assistência Social;* Educação e Saúde;* e também a Conselho de Instância Social;* oferece uma série de benefícios às famílias de baixa renda do município.
De acordo com o coordenador do Cadastro Nacional de Saúde em Tupã;* Márcio Lira;* a atualização deve ser realizada nos casos de nascimento ou morte na família;* saída ou entrada de integrante no domicílio;* mudança de endereço;* ano ou série escolar;* transferência de escola e;* aumento ou diminuição de renda ou despesas.
“É necessário que as famílias procurem sempre nos informar em casos de qualquer mudança;* pois;* se o cadastro não for atualizado nesse período;* a família não poderá participar dos programais sociais e;* se a mesma já for beneficiária;* poderá perder o benefício”;* explicou.
Márcio informou também que nos casos que não ocorrerem nenhuma modificação na situação da família;* o recadastramento deverá ser feito obrigatoriamente a cada 2 anos. Porém;* mesmo aqueles que não são beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) devem manter os cadastros sempre atualizados.
O coordenador do programa em Tupã informou que o Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda;* permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características do domicílio;* identificação de cada pessoa;* escolaridade;* situação de trabalho e renda entre outras.
O coordenador finalizou informando que alguns programas sociais como Programa Bolsa Família;* da Tarifa Social de Energia Elétrica;* alíquota reduzida para contribuição ao INSS;* BPC (Benefício de Programação Continuada);* Pronatec;* Carteira do Idoso;* ID Jovem;* Isenção na Taxa de Inscrição em Concursos Públicos Federal;* só se concede benefícios para essas famílias quando o cadastro está atualizado.
“É através deste cadastro que o Governo conhece as necessidades das famílias e assim;* pode contribuir para uma melhoria na vida da população como Unidades de Saúde;* Creches;* Escolas e outras. Por isso ressalto o quanto é essencial que as famílias inscritas no Cadastro Único assumam esse compromisso de atualizar os dados e nos mostrar informações que sejam verdadeiras”;* finalizou.
Para mais informações;* as famílias devem procurar pelo Cadastro Único e fazer um agendamento para nova entrevista;* na rua Tapajós;* 999 de segunda a sexta-feira das 7 às 15h30. O telefone para contato é 3491 4610.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.