Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeito recebe representantes do Conselho de Medicina Veterinária
O prefeito Ricardo Raymundo recebeu;* na manhã de ontem;* membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo e membros da coordenação do curso de medicina veterinária da Universidade de Marília (UNIMAR).
Estiveram presentes na reunião o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo;* Mário Eduardo Pulga;* o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília e também Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária;* Fábio Manhoso;* o veterinário Valdir Brandão e o Vereador Alexandre Scombatti;* que mediou o encontro;* além de autoridades;* convidados e a imprensa local.
De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo;* a visita teve como objetivo principal buscar e realizar uma parceria entre a Prefeitura e o curso de medicina veterinária da UNIMAR;* por meio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo;* para a realização de projetos educativos e preventivos da saúde animal.
“Tivemos uma reunião muito construtiva com os conselheiros regionais de medicina veterinária do Estado e ficamos muito contentes com a possibilidade de firmar novos convênios com o curso de medicina veterinária da Unimar. Conversamos sobre a possibilidade de implantar em Tupã alguns projetos de prevenção de maus tratos de animais de rua e também de realização de castração de baixo custo para as famílias que contém uma renda menor”;* contou.
Segundo Ricardo;* durante o encontro também foi frisado sobre a importância de desenvolver ações preventivas com os animais de ruas;* que também sanaria diversos problemas de saúde pública.
“Infelizmente existem pessoas no mundo que não são conscientes sobre o abandono e o quanto essa ação pesa na sociedade. Quando adotamos um animal é para cuidar e dar amor;* mas não é bem assim que acontece;* pesquisas revelam que 70% dos animais quando viram adultos são abandonados pelos seus donos;* causando um grande transtorno para a prefeitura e a sociedade;* pois esse animal abandonado vai sofrer maus tratos;* vai entrar no cio e procriar e;* principalmente;* vai adquirir doenças que muitas vezes pode até afetar os humanos;* como a leishmaniose;* a raiva e outros”;* explicou.
O prefeito ainda contou que a parceria com a Unimar e o Conselho Regional de Medicina Veterinária vem para combater tanto o problema de saúde animal quanto o de abandono;* realizando campanhas para o controle animal;* com programas de castração;* e também;* fazendo um trabalho nas escolas;* ensinando as crianças sobre a responsabilidade de se ter um animal.
Para finalizar;* ele ainda agradeceu a visita do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e também ao Vereador Alexandre Scombatti por levantar medidas;* junto ao executivo;* que promovam a prevenção da saúde pública.
“Agradeço a atenção do Dr. Mário Eduardo Pulga;* do Dr. Fábio Manhoso;* do veterinário Valdir Brandão;* das autoridades que estiveram presentes e;* principalmente;* do Vereador Alexandre Scombatti;* que intermediou esse encontro e demonstrou grande interesse pela saúde pública e saúde animal de Tupã”;* agradeceu.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* a parceria prevê também o retorno de campanhas com a que era realizada com o Centro de Zoonoses;* onde eram realizados eventos de adoção;* campanhas de castração e distribuição de material informativo como folders e palestras em escolas.
“O conselho de medicina veterinária trará para o município um acervo de material educativo;* que também será exposto no site da Prefeitura;* com informações de como realizar o controle de natalidade do animal;* quem poderá participar do projeto de castração e inclusive informações de como adotar um pet”;* salientou.
Segundo o Vereador e mediador do encontro;* Alexandre Scombatti;* a parceria é muito importante não só para o poder público;* como também para a população;* já que por meio de projetos do Conselho e da Unimar;* a população poderá obter inúmeros benefícios.
“Falar sobre a saúde pública e a saúde animal são assuntos que devemos discutir sempre. Nós sabemos que o secretário de Saúde faz um bom trabalho para a prevenção;* mas a população também deve criar consciência de temas como o abandono;* maus tratos e doenças que os animais de rua podem trazer a sociedade. A ideia é aperfeiçoar essa parceria e discutir alternativas que beneficiarão a saúde pública”;* concluiu.
Na oportunidade;* o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília;* Fábio Manhoso;* falou sobre a importância de realizar medidas preventivas com a saúde pública e animal e ainda ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura;* o conselho e a Unimar.
“Nosso objetivo hoje foi apresentar um trabalho muito importante ao prefeito e ao secretário de Saúde um trabalho de assessoria do conselho regional e tudo que envolva a questão da saúde animal e ambiental;* que muitas vezes reflete até na saúde das pessoas. Queremos trazer para Tupã ações que já são realizadas em Marília pelos alunos do curso de medicina veterinária;* como campanhas de vacinação anti-rábica;* eventos técnicos;* realizar exposições na Exapit e outros eventos para resgatar a participação da população e ampliar e ajuda a vida animal”;* ressaltou.
Para finalizar;* o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado;* Mario Eduardo Pulga;* falou sobre parcerias para a região e ainda revelou futuros projetos para o município.
“Nós estamos na região desde ontem conversando com os prefeitos e secretários sobre disponibilizar conhecimentos em prol a saúde pública. Por muitas vezes nós vemos que as autoridades municipais necessitam de uma orientação com relação a uma política publica;* com relação aos animais e o nosso trabalho é realizar esse aconselhamento. Queremos trazer para Tupã um projeto de conscientização sobre o trabalho da zoonoses e desenvolver mutirões de castração sem custo nenhum para a Prefeitura;* ou seja;* queremos encaminhar a população para o conhecimento sobre a saúde animal”;* finalizou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.