Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Equipe do “Programa de Qualificação de Dança” visitou Tupã no fim de semana
As Secretarias Municipais de Cultura e Esporte receberam a visita de membros da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os bailarinos Ismael Ivo e Camila Sores Barros foram recebidos pelo secretário municipal de Cultura;* Caio Aoqui e pelo secretário municipal de Esporte;* Marco Pinheiro.
De acordo com o secretário municipal de Cultura;* Caio Aoqui;* o objetivo da visita dos bailarinos a Tupã foi prestar assessoria ao grupo Stylo Black que recentemente foi considerado um dos melhores grupos de dança do Estado de São Paulo.
Segundo ele;* o Programa de Qualificação em Artes tem como ação principal a orientação artística a grupos;* companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior;* litoral e região metropolitana de São Paulo;* exceto capital.
“A orientação artística visa à valorização desses grupos;* fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística;* fortalecendo assim a produção cultural local;* por meios das ações de orientação artística do processo de criação de um espetáculo; experimentação de linguagens cênicas; qualificação dos artistas dos coletivos como atores;* bailarinos;* coreógrafos;* técnicos;* entre outros;* e a difusão dos espetáculos por meio de parcerias com festivais e mostras de artes”;* explicou.
Caio informou ainda que o Programa é resultado da experiência do Projeto Ademar Guerra;* projeto de orientação artística a grupos de teatro;* criado em 1997;* referência de política pública de formação artística.
“O grupo Stylo Black participa do programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Estado da Cultura;* que tem como ação principal a orientação artística a grupos;* companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior;* litoral e região metropolitana de São Paulo;* exceto capital”;* disse.
De acordo com a orientadora artística do programa;* Camila Soares Barros;* entre todos os participantes do programa;* foram escolhidos 10 grupos de dança do Estado de São Paulo e Tupã teve um grupo contemplado.
“Temos 10 grupos selecionados no estado e o nosso objetivo principal é fomentar a criação de dança em grupos e para isso;* nós visitamos as cidades para cuidar de cada parte técnica;* artística;* orientação à logística de produção. A ideia é identificar as carências;* necessidades;* os anseios de cada grupo;* para suprir essas necessidades”;* explicou.
Segundo Camila;* são 6 meses de orientação com foco em criação artística em um espetáculo. A final;* que é realizada no formato de um festival será no mês de setembro. “É um momento onde a gente se encontra com os grupos para debater a dança;* o estado e os processos criativos de cada grupo”;* disse.
O coreógrafo e bailarino;* Ismael Ivo;* que já apresentou coreografias em diversos países do mundo;* é considerado um dos mais importantes nomes da Dança Teatral européia ressaltou que;* entre quase 200 inscritos no programa;* o grupo de dança Stylo Black foi selecionada devido ao seu potencial e sua qualificação.
“O grupo Stylo Black foi identificada dentro do projeto qualificação como um potencial e dentro de um número de 10 cidades selecionadas pela Secretaria do Estado de São Paulo;* o grupo está representando a cidade de Tupã. A partir de agora eles passarão por um período de triagem como educação;* ampliação das apresentações para elevar o status;* entre outros processos. É possível notar o quanto o grupo tem talento e poderá dar ainda mais visibilidade para Tupã e região”;* disse.
Ivo Iniciou sua carreira como coreógrafo e bailarino no Brasil nos anos 70. Criou e apresentou cerca de 50 coreografias em diversos países do mundo;* sendo considerado um dos importantes nomes da Dança Teatral europeia. De 2005 a 2012 dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza. O reconhecimento da produção e do percurso cultural de Ismael Ivo aconteceu em 2010 por meio da Ordem do Mérito Cultural do Brasil.
“Além disso;* também sou artístico do ImPulsTanz em Vienna e criador do Projeto Biblioteca do Corpo e atuo como professor convidado da Max-ReinhardtSeminar;* na Universidade de Música e Artes Performáticas de Vienna e sou Diretor Artístico do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea”;* informou.
André Prado;* produtor cultural da Cia Stylo Black;* responsável pela inscrição do grupo no programa;* explicou que a cia nasceu no ano de 2013;* formado por mulheres negras com objetivo de difundir;* preservar as danças africanas e afro brasileiras e recontar um nova historia e imagem do povo negro.
“A Cia contará com essa orientação com encontros até setembro;* o grupo conta com 5 integrantes para criação;* montagem e produção de espetáculo;* tem como fundadora e coreografa e dançarina;* Marisa da Silva;* Rainha do Carnaval da Tupã por 3 anos”;* informou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.