.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 19 de Abril de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura retoma serviço gratuito de castração de animais

Prefeitura retoma serviço gratuito de castração de animais


Prefeitura retoma serviço gratuito de castração de animais

A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* retomou a realização de castração em animais com o objetivo de manter combater o crescimento desordenado de animais.

O prefeito Ricardo Raymundo visitou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na manhã desta segunda-feira;* acompanhado do vereador Capitão Neves para estudar a possibilidade de melhorias para o local.

Segundo o prefeito;* o Centro de Controle de Zoonoses encontra-se em local distante da cidade e perto do Barracão da Cooretup (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã);* o que pode causar maior risco de contaminação.

“Há tempos estamos preocupados com a atual situação do Centro de Zoonoses;* por isso;* estamos em contato com os profissionais que atual no local para saber em que o Poder Público pode ajudar. Durante nossa visita;* ouvimos uma série de benfeitorias que podem melhorar o atendimento aos animais;* como os procedimentos de cirurgia que devem ser realizados em local apropriado;* pois atualmente a Cooretup encontra-se ao lado do Centro de Zoonoses;* o que pode causar contaminação nos animais. Além disso;* vamos estudar a possibilidade de montar outra estrutura para que as cirurgias. Vale ressaltar que o Centro de Zoonoses continuará sendo aproveitado para os cuidados aos animais;* porém;* com outros fins”;* explicou.

O prefeito também destacou que a importância da castração;* que traz vários benefícios;* como a diminuição das incidências de doenças como raiva e leishmaniose e também melhorias na saúde pública.

“O número de animais abandonados nas ruas é preocupante. Por isso;* já entramos em contato com algumas pessoas que são protetoras dos animais para acatar os pedidos. É necessário que as castrações sejam realizadas porque influencia diretamente na saúde humana;* quando não se o controle de animais como gatos e cachorros;* é provável que haja doenças e principalmente que possam atacar os humanos”;* disse.

Ricardo ressaltou ainda que o Poder Público pretende futuramente criar um projeto de adoção de animais nos eventos que a Prefeitura realiza. Segundo ele;* através de adoção;* o número de animais abandonados nas ruas pode diminuir;* além de facilitar o trabalho dos protetores de animais.

“Há muitas pessoas que estão ligadas diretamente aos animais;* que fazem o serviço de proteção aos animais e que muitas vezes acabam tirando dinheiro do bolso para comprar ração ou medicamentos porque realmente amam e sentem pena dos animais deixados nas ruas. Viemos conhecer de perto a situação para tirar ideias e melhorar na medida do possível. Queremos futuramente fazer algo maior para castração;* pois infelizmente ainda temos muitos animais abandonados nas ruas que não são castrados e com isso vem aumentando rapidamente a população desses animais.

O prefeito parabenizou o trabalho da equipe do Centro de Zoonoses e ressaltou que o Poder Público fará o que for necessário em prol dos animais.

“A equipe está de parabéns pelo trabalho;* nós só precisamos ampliar as condições para atingir o maior número de animais possíveis e quando estivermos com uma estrutura melhor vamos pensar na realização do centro de adoção de animais”;* parabenizou.

Thais Barbosa;* voluntária e protetora dos animais informou que o trabalho de proteção aos animais é realizado por meio de colaboração da comunidade;* através de pedágio;* bingo;* chá-beneficente;* bazar;* cachorro quente e mini pizza.

“Contamos também com o projeto ‘Cãominhada’ onde a população leva seu animal;* concorre a brindes que são todos doados pelo comércio de Tupã. Então tudo que a gente faz é voluntário e contamos com a ajuda de toda a população tupãense Usamos o Facebook;* WhatsApp para pedir a colaboração da população para pedir ajuda em respeito de castração;* maus tratos e abandonos e assim;* nos juntamos para conseguir dinheiro e ajudar os animais”;* explicou.

Segundo a voluntária;* o foco do trabalho são os animais abandonados e também a ajuda às famílias carentes;* com objetivo de viabilizar a castração de seus animais e evitar a proliferação. Nosso trabalho também consiste na conscientização sobre leishmaniose para a população carente. “Agradecemos ao prefeito Ricardo Raymundo e ao vereador “Capitão Neves” que nos ouviu e atendeu nosso pedido e agora esperamos que o nosso trabalho seja realizado com maiores condições”;* ressaltou.

Já o veterinário Paulo Henrique Pavão explicou como o trabalho é realizado pelo Centro de Zoonoses. “A gente realiza a castração de macho e fêmea;* porém;* quando castra o macho ele já pode sair logo em seguida;* já a fêmea nós abrimos licitação para os trabalhos sejam realizados em clínicas particulares para serem castradas 600 fêmeas nesse ano de 2017;* pois a fêmea tem que pernoitar na clínica para entregar no outro dia”;* disse.

O veterinário finalizou explicando que a castração é realizada por meio de agendamento;* informando o endereço e RG. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-2200.

334 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.