.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quinta-feira, 27 de Abril de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde vacina mais de 5 mil tupãenses contra a gripe

Saúde vacina mais de 5 mil tupãenses contra a gripe


Saúde vacina mais de 5 mil tupãenses contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta quinta-feira (27) um balanço da quantidade de tupãenses vacinados desde o início da campanha de vacinação contra a gripe.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, desde o dia 17 de abril já foram imunizados 5.366 tupãenses do grupo prioritário, onde mais de 1.300 são somente a população acima dos 60 anos.

“Graças ao trabalho da equipe e dos postos de saúde do município nós já estamos bem adiantados com a aplicação das vacinas, no entanto o que vem nos preocupando bastante é a falta de conscientização da população, que com a chegada do frio só procura a vacina quando já está com o vírus da influenza, por isso gostaria de pedir a todos que fazem parte do grupo prioritário que procurem uma unidade de saúde o quanto antes para tomar a sua dose da vacina”, contou.

Segundo Josi, a ação, que tem destaque nacional, pretende imunizar mais de 25 mil pessoas do grupo especialem Tupã. Vale lembrar que o Dia D de vacinação será no próximo dia 13 de maio.

“Queremos até o dia D vacinar mais de 50% do grupo prioritário. Sabemos que é um desafio, mas temos ótimos profissionais que estão trabalhando muito para conseguir imunizar o maior numero de pessoas possíveis”, conta.

De acordo com Josi, é importante lembrar que até o momento a imunização está aberta para as crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, professores da rede municipal e a população prisional.

“Uma grande novidade é que além do grupo prioritário já existente, neste ano foram incluídos também todos os professores da rede municipal que atuam em escolas públicas e particulares. Essa medida de inclusão garante uma maior cobertura e eficácia da campanha”, explicou.

A enfermeira contou ainda que as pessoas que por algum motivo não se enquadrarem nos grupos prioritários e precisam tomar a vacina, necessitam apresentar uma indicação médica e se enquadrar nos fatores determinantes para receber a primeira dose, caso contrário, a solicitação será enviada à Vigilância Epidemiológica para avaliação e retorno a unidade.

“Nossa meta esse ano é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A proposta do Governo é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda”, explicou.

De acordo com Josi, a vacina deste ano é do tipo trivalente, ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da mutação do vírus.

“É importante salientar que ocorreu mudanças em relação á vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A vacina que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12,6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo”, finalizou.


314 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.