Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Caminhada chama atenção para o dia de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social;* o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar;* realizaram no último sábado (20);* uma caminhada em alusão do Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;* celebrado no dia 18 de maio. O evento encerrou as atividades realizadas em torno do tema;* que contaram com atividades culturais;* capacitações e até seminário.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social;* Ana Claudia;* a campanha;* promovida durante todo o mês de maio pelo Governo Federal;* tem como proposta a discussão sobre formas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;* além de lembrar a importância do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“Para conscientizar a população da importância de combater este crime;* o Conselho Tutelar organizou uma caminhada que iniciou defronte a Secretaria Municipal de Cultura percorrendo toda a avenida Tamoios até a Tupis. Durante o percurso os organizadores explicaram e pediram a parceria da população para combater todo tipo de violência;* as formas de denunciar e a importância de continuar lutando para proteger as crianças e adolescentes”;* contou.
De acordo com Ana Claudia;* a caminhada contou com a participação do CRAS;* do CREAS;* Secretaria de Assistência Social;* Conselho Tutelar;* Projeto Jovem Talento;* Demolay de Tupã;* Corpo de Bombeiros;* Tiro de Guerra;* Secretaria Municipal da Saúde;* de Educação e a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* além da Secretaria Estadual Educação;* os vereadores municipais Capitão Neves;* Meireles e Eduardo Edamitsu;* o vice-prefeito Caio Aoqui e o prefeito Ricardo Raymundo.
Durante a caminhada os participantes distribuíram vários panfletos para motoristas e pedestres explicando às várias formas de combate a exploração e violência contra crianças e adolescentes;* como denunciar;* e o motivo pelo qual essa data foi implantada.
Segundo o vice-prefeito;* Caio Aoqui;* as atividades abordando o tema e a caminhada realizada no sábado tem a finalidade de “alertar e chamar a população para entrar no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes;* o que é uma realidade em nosso meio e precisa ser combatida”;* diz ele.
De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo;* o Governo do Município pretende despertar nos cidadãos a atitude de denunciar tais abusos;* o que pode ser feito através da Delegacia de Polícia Civil;* Conselho Tutelar;* o próprio CREAS ou simplesmente discando 100.
“Para mudar essa realidade é necessário a formação de uma nova mentalidade;* e principalmente uma ampla visão de valores e conceitos. O Cidadão não pode ficar imóvel diante de um quadro de violência;* seja ele qual for e;* principalmente contra crianças e adolescentes;* é preciso denunciar;* é esse o convite fazemos a população;* denuncie!”;* concluiu.
‘Faça Bonito;* proteja nossas crianças e adolescentes’
Criado pela Lei Federal n.º 9970/00 em 18 de maio de 2.000;* o Dia Nacional de Combate foi escolhido em razão do “Crime Araceli” – onde uma menina de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados e foi assassinada em Vitória (ES);* em 1973. A data tem o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes.
Este ano;* a campanha que utiliza o slogan ‘Faça Bonito;* proteja nossas crianças e adolescentes’;* tem como símbolo uma flor;* que remete aos cuidados oferecidos a crianças e adolescentes para que estas cresçam protegidas e saudáveis.
“Há doze anos;* um decreto de lei instituiu 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. Desde então;* a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual”;* lembra Ana Claudia.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.