Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Ministério da Saúde amplia lista prioritária para vacinação
O Ministério da Saúde divulgou nesta semana uma nova lista de grupo do grupo prioritário para a vacinação contra a influenza (gripe). A campanha;* que agora segue até o próximo dia 9 de junho;* já imunizou mais de 18.500 pessoas;* totalizando 78% da população do gruo de risco.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã;* Joselaine Pio Rocha;* atualmente podem ser vacinados Policia Federal;* Guarda Municipal;* doadores de sangue e de medula;* trabalhadores do Tribunal de Justiça e Fórum;* profissionais que trabalham com moradores de rua;* cuidadores de idosos;* auxiliares de classe e demais funcionários das escolas de ensino básico e superior;* funcionários das creches;* trabalhadores da limpeza e coletores de lixo.
Além destes;* a vacinação continua aberta para o grupo de risco já existente;* que são: crianças de seis meses e menores de cinco anos;* gestantes;* puérperas até 45 dias após o parto;* profissionais da saúde;* indígenas;* doentes crônicos;* pessoas com 60 anos ou mais;* professores da rede municipal;* profissionais da Policia Civil e Militar;* Bombeiros;* profissionais do Poupatempo de Tupã;* funcionários do Correios e também da Defesa Civil e a população prisional.
Segundo Josi;* é fundamental que as pessoas do grupo prioritário que ainda não tomaram a dose da vacina fiquem imunes a gripe;* principalmente durante o inverno;* quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. Vale ressaltar que a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.
“Quem ainda não tomou a vacina e pertence ao grupo prioritário deve aproveitar essa oportunidade e correr para o seu posto de saúde para tomar a sua dose da vacina. A imunização é rápida;* segura e totalmente gratuita”;* explica.
Ações
Na última quarta-feira (31);* a equipe da Vigilância Epidemiológica esteve na Feira Livre da Praça da Figueira;* imunizando a população do grupo prioritário que esteve presente no local.
Segundo a Secretaria de Saúde;* a ação vacinou cerca de 100 pessoas;* entre eles idosos;* profissionais de saúde;* professores;* obesos e também crônicos respiratórios. A ação também contou com panfletagem para divulgação da campanha e orientação sobre como evitar a influenza em locais aglomerados sem ventilação.
Vacina
De acordo com Josi;* a vacina deste ano é do tipo trivalente;* ou seja;* contra três tipos de vírus da Influenza;* inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual;* devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da mutação do vírus.
“É importante salientar que ocorreu mudanças em relação á vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A vacina que tem circulado desde 2009;* foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12;*6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo”;* finalizou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.