Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Homenagens marcam comemoração dos 85 anos da Revolução Constitucionalista
Autoridades civis e militares;* representantes municipais;* políticos e familiares de ex-combatentes;* participaram no último domingo;* 9 de julho;* da solenidade em comemoração aos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento foi realizado pela Prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Cultura;* em parceria com a 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã e a Câmara Municipal.
A solenidade é realizada na Praça 9 de Julho;* com objetivo de preservar a importância do movimento constitucionalista;* iniciado pelos paulistas insatisfeitos com a falta de liberdade e de leis;* exigindo do governo getulista a criação de uma constituição para o Brasil.
Abrindo a solenidade;* o vice-prefeito Caio Aoqui;* leu o manifesto que Julio Marcondes Salgado;* Comandante da Força Pública de São Paulo;* proferiu em 9 de julho de 1932.
Em seguida o comandante da PM de Tupã;* capitão da Polícia Militar;* André Luís Collado;* elogiou o Poder Executivo pela homenagem que todos os anos é realizada na cidade. “Na nossa região praticamente nenhuma cidade comemora esta data. Vejo em outras cidades a Polícia Militar fazer essa homenagem dentro do quartel;* mas não com o envolvimento do poder público;* não em área pública;* aberto à toda população. O próprio vice-prefeito Caio Aoqui;* que estava narrando o manifesto de Júlio Marcondes;* foi quem insistiu para que realizássemos esse evento;* correu atrás de tudo e realmente se empenhou para que possamos estar aqui;* não só homenageando os ex-combatentes que tombaram na Revolução Constitucionalista;* mas também preservando um capítulo importantíssimo do país;* do nosso estado e também das milhares de famílias que foram afetadas direta ou indiretamente pela revolução . É muito importante que a cidade faça questão de sempre lembrar disso”;* comentou.
Collado lembrou ainda que passados 85 anos do movimento constitucionalista a Polícia Militar de São Paulo continua indo para a guerra diariamente para servir à população. “O que a gente tira disso é que o pessoal entende o dever de agir e de que tem que fazer algo pelo próximo. O trabalho no Policial Militar é ajudar os outros”;* disse.
Homenagens
Durante a solenidade também foram homenageados os policiais que entraram para reserva;* incluindo o 2º Tenente Coronel Fernando Marcos Bigeschi;* 2º Tenente Rinaldo Fiorani;* 2º Tenente Eli Giunco;* 2º Tenente Maurílio Vilela Neves;* 2º Tenente José Ivair Lopes Tessi;* 2º Tenente Márcio Combinato;* 2º Sargento.
Também foram homenageados 3º Sargento Osvaldo Ramiro;* 3º Sargento Renato Gonzalez Rosa;* 3º Sargento Osmidio Fonseca Castilho;* 3º Sargento Sérgio Afonso Nicolau;* 3º Sargento Vanderlei Garcia Rodrigues e 3º Sargento José Roberto de Mendonça.
Além dos vereadores Cabo e Pastor Castilho e Ninha Fresneda;* que entregaram moções de congratulações e certificado de reconhecimento pela carreira dos policiais;* a Câmara Municipal também esteve representada pelos vereadores Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* Charles dos Passos e Meireles.
Em nome do Legislativo;* Castilho que também dedicou a vida à PM;* relembrou as perdas que os familiares dos soldados sofreram durante a revolução. “Muitos morreram e eu tive o desprazer de socorrer parceiros baleados ao meu lado. Foram enxurradas de sangue de pessoas que desceram a sepultura e deixaram seu marco. Neste mundo;* o que fica é aquilo que nós plantamos e por isso fazemos essa homenagem. Se não fossem estes homens;* não estaríamos aqui.
A diretora do Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”;* Tamimi Rayes Borsatto;* também esteve presente na solenidade. Ela relembrou a história da Revolução Constitucionalista e os 33 tupãenses que deram a vida pela constituição.
“Desde que eu estou no museu;* há 32 anos;* essa data é comemorada pelas autoridades do município. Nós recordamos os bravos atos de nossos corajosos cidadãos;* que não temeram a morte para conseguir a nossa constituição”.
Tamimi disse que o estopim da Revolução Constitucionalista foi a morte dos estudantes Mário Martins de Almeida;* Euclides Miragaia;* Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade. “A sigla M.M.D.C.;* remete às iniciais dos nomes pelos quais os estudantes mortos eram conhecidos. Transformou-se no símbolo do movimento. Eles morreram durante a tentativa de invasão da sede de um jornal favorável ao regime varguista”;* explicou.
Representando o Tiro de Guerra;* o sargento Antônio Carlos Santos Júnior homenageou o trabalho dos policiais e falou sobre a experiência que os atiradores tiveram recentemente no Bairro São Martinho;* participando de uma instrução com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
“Eles puderam sentir na pele o que um policial passa no dia a dia. Os jovens sofreram;* mas estão aí vencedores. Que eles se lembrem de que dormiram molhados;* cheiraram gás lacrimogêneo;* mas que saíram vitoriosos de lá”.
A população que prestigiava o evento vibrou quando o sargento informou que um dos atiradores foi aprovado na Polícia Militar. “Nós temos um atirador que foi aprovado na PM e que no final do ano trocará a farda do exército pela da polícia. Estamos muito contentes”.
O vice-prefeito Caio Aoqui;* agradeceu a presença de todos no evento. “Nós gostaríamos de agradecer e registrar a presença do prefeito Ricardo;* que nos deu todo apoio para desenvolver essa solenidade;* do Capitão André Luís e todos os policiais militares;* Sargento Júnior;* o delegado Dr. Hauy;* o coronel na reserva Fernando Bigeschi;* vereadores Cabo Castilho;* Antônio Carlos Meirelles;* Ninha Fresneda;* Eduardo Edamitsu e Charles dos Passos;* Dr. Mário Vieira dos Santos do COMTUR;* a Tamimi;* as famílias dos ex-combatentes;* os empresários;* a Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro e a população”.
O prefeito Ricardo Raymundo destacou a importância do trabalho dos policiais. “Se hoje estamos com um país mais justo e democrático é devido às pessoas que deram sua vida para isso. Quero cumprimentar a todos que receberam a homenagem. É um reconhecimento ao trabalho que prestam em nossa cidade. Se temos qualidade de vida em tupã é mérito é do trabalho da polícia”.
Ricardo parabenizou a Secretaria Municipal de Cultura pela organização do evento. “Quero parabenizar o Caio e todos os funcionários da Cultura;* que ajudaram. Parabéns a Orquestra que está sempre presente em nossos eventos;* ao Sargento Júnior pela estrutura que o TG tem hoje. Cumprimento ainda a todos das polícias Militar e Civil;* aos familiares e atiradores”;* concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.