Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura vai manter atendimentos do Ambulatório de Saúde Mental
Acompanhando as transformações no campo da saúde mental;* a Secretaria Municipal de Saúde de Tupã vem adotando medidas que irão melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico e de seus familiares.
Dentro das melhorias;* está a descentralização do Ambulatório de Saúde Mental. De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* os serviços que os pacientes recebiam no local serão transferidos ao CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e ao NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
“O que vai ocorrer realmente é a descentralização de serviço. O Ambulatório de Saúde Mental vai deixar de existir daqui a algum tempo. Os pacientes que fazem tratamento serão gradativamente transferidos ao CAPS e ao NASF”;* explicou Laércio.
Segundo o secretário as mudanças fazem parte da política antimanicomial adotada pelo governo;* que tem como característica a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. A política tem como meta substituir progressivamente os hospitais psiquiátricos tradicionais;* por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas.
“Nós iremos qualificar o serviço;* os pacientes serão atendidos de uma forma melhor. Essa é uma estratégia do governo que foi implantada há mais de 10 anos” disse Laércio. “Estamos fazendo uma reconstrução do CAPS justamente para absorver a demanda do Ambulatório. O local deixará de existir apenas fisicamente;* mas atendimentos não deixarão de ser prestados”;* completou.
O processo de descentralização é gradativo e não existe data pré-definida para que aconteça. Segundo Laércio quando as Residências Terapêuticas começarem a funcionar;* alguns serviços que estão no Ambulatório de Saúde Mental;* serão transferidos para unidades especializadas no tratamento. “Continuaremos prestando atendimento de qualidade;* não vai faltar medicamento nem cobertura aos pacientes”;* finalizou Laércio.
Para que o antigo prédio do Ambulatório de Saúde Mental;* localizado na Avenida Tapuias;* 530;* fosse adaptado para que o CAPS comece a funcionar;* os atendimentos à população estão sendo prestados atualmente na rua Tapajós;* ao lado do Posto de Bombeiros.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.