Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Medicamentos da Farmácia Popular poderão ser retirados na Farmácia Municipal
O Ministério da Saúde anunciou no início deste ano o encerramento das atividades do Programa Farmácia Popular do Brasil em todos os municípios atendidos ao programa que possuem estabelecimentos ativos.
Criadas em 2004;* as Farmácias Populares tinham por objetivo facilitar o acesso aos medicamentos;* diminuindo o impacto dos gastos no orçamento familiar. O fechamento de todas as unidades está previsto para até o mês de agosto em todo país.
Em Tupã;* a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Farmácia Popular instalada na rua Marília irá atender apenas até o dia 31 de julho. De acordo com o titular da pasta;* Laércio Garcia;* todos os medicamentos do local foram doados pelo governo federal ao município e serão remanejados à Farmácia Municipal Central.
“Os medicamentos poderão ser retirados na Farmácia Municipal Central;* onde é feita a distribuição rotineira;* e também nas outras farmácias da cidade que fazem parte do programa”;* explicou o secretário. O programa Farmácia Popular – Aqui tem Farmácia Popular;* realizado em parceria com farmácias privadas;* continua funcionando normalmente.
Ele explicou que a Farmácia Popular disponibilizava;* conforme prescrição médica;* remédios para o tratamento de hipertensão;* diabetes e asma gratuitamente e oferecia ainda medicamentos com 90 e 100% de desconto;* conforme prescrição médica.
Ainda de acordo com secretário municipal de Saúde;* como os funcionários que trabalhavam na Farmácia Popular prestaram concurso para atuar exclusivamente no programa;* não será possível que sejam remanejados para outros serviços. “Apesar de termos funcionários excelentes que fazem parte deste programa;* capacitados;* treinados e que atendem muito bem à população;* com o encerramento do programa só podemos indenizá-los e exonerá-los”;* disse Laércio.
O objetivo do governo com a mudança é aumentar a oferta de medicamentos para o tratamento de doenças. Isso porque segundo o Ministério da Saúde;* manter as farmácias gastava até 80% dos recursos totais do programa e apenas 20% eram efetivamente gastos na compra e distribuição de medicamentos aos pacientes. Com o fechamento das unidades;* o fornecimento dos remédios será ampliado nas farmácias credenciadas ao programa.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.