Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Saúde já imunizou mais de 700 pessoas contra o HPV
A Secretaria Municipal de Saúde já imunizou contra o HPV cerca de 720 pessoas;* desde o mês de janeiro até o momento. O vírus atinge a pele e as mucosas;* podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer.
A vacina é aplicada de forma rotineira nos grupos que se encaixam nos quesitos da imunização;* ou seja;* meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos. A vacinação é um meio fundamental para prevenir a contaminação dessas doenças.
Na última quinta-feira (17);* O Ministério da Saúde divulgou a ampliação temporária da vacina para homens e mulheres de até 26 anos. Entretanto;* a medida é válida apenas para municípios que possuemem estoque doses com prazo de vencimento até setembro deste ano;* o que não é o caso de Tupã.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* as vacinas disponíveis em Tupã são válidas até janeiro de 2018.
“Pelo fato de algumas cidades possuírem vacinas que vencem em setembro;* a faixa etária foi ampliada. A população tem nos procurado para saber sobre a aplicação das doses;* entretanto essa decisão não se encaixa ao nosso município”;* esclareceu ela.
A doença
O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens;*contribuindo para o surgimento de câncer de vagina;* ânus;* vulva;* pênis;* além decausar verrugas genitais.
A vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual tem melhorresposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão;* já queaproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.
O esquema vacinal para os meninos é de duasdoses;* com seis meses de intervalo entre elas. Já nas meninas;* o principal foco davacinação é proteger contra o câncer de colo do útero. Além dos cânceres de vulva;*vaginal;* anal;* boca;* garganta e verrugas genitais.
O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas pormeio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho nomomento do parto.
Os postos de saúde atendem de segunda à sexta-feira;* das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde;* através do telefone (14)3404-2200 ou na Rua Paiaquás 370.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.