.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde intensifica controle de leishmaniose em dois bairros do município

Saúde intensifica controle de leishmaniose em dois bairros do município


Saúde intensifica controle de leishmaniose em dois bairros do município

Desde a última segunda-feira;* 21;* o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* em parceria com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde;* estão intensificando o controle e prevenção da leishmaniose visceral no município.

Várias residências estão sendo visitadas em dois setores simultaneamente: Vila Independência e Vila Formosa;* mais precisamente próximo a Igreja Matriz de São José. O responsável pelo CCZ;* Robison Luís;* pede à população que facilite a entrada dos agentes nas residências.

“Serão verificadas as condições dos quintais e transmitidas orientações a respeito do manejo ambiental”;* explicou. “Além disso;* o intuito será identificar cães e humanos com suspeita de leishmaniose para que sejam tomadas as devidas providências”;* completou Robison.

A melhor forma de controle da leishmaniose visceral é evitar a proliferação do mosquito palha. “É importante manter quintais limpos;* livres de materiais em decomposição;* realizar poda de árvores periodicamente;* não reutilizar de restos de alimentos como adubo;* recolher folhas;* frutos e fezes de animais”;* orienta o responsável pelo CCZ.

Doença

A Leishmaniose Visceral é uma doença que acomete principalmente o cão doméstico e os seres humanos. No Brasil é transmitida pelo mosquito palha de coloração amarelada.

Os sintomas em cães são anemia;* perda de peso;* feridas pelo corpo com maior freqüência nas orelhas e focinho;* crescimento exagerado das unhas;* queda de pelos localizada com maior freqüência ao redor dos olhos e febre prolongada.

Já os humanos;* apresentam fraqueza;* emagrecimento;* febre prolongada; aumento de baço e fígado; diarréia; anemia e inchaço das pernas.

Caso o animal apresente sintomas;* a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e solicitar uma visita residencial através do telefone (14) 3404-2200 ou comparecer na Rua Paiaquás;* 370. Já no caso dos seres humanos;* é importante procurar uma unidade de saúde.

326 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.