Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Saúde intensifica controle de leishmaniose em dois bairros do município
Desde a última segunda-feira;* 21;* o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* em parceria com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde;* estão intensificando o controle e prevenção da leishmaniose visceral no município.
Várias residências estão sendo visitadas em dois setores simultaneamente: Vila Independência e Vila Formosa;* mais precisamente próximo a Igreja Matriz de São José. O responsável pelo CCZ;* Robison Luís;* pede à população que facilite a entrada dos agentes nas residências.
“Serão verificadas as condições dos quintais e transmitidas orientações a respeito do manejo ambiental”;* explicou. “Além disso;* o intuito será identificar cães e humanos com suspeita de leishmaniose para que sejam tomadas as devidas providências”;* completou Robison.
A melhor forma de controle da leishmaniose visceral é evitar a proliferação do mosquito palha. “É importante manter quintais limpos;* livres de materiais em decomposição;* realizar poda de árvores periodicamente;* não reutilizar de restos de alimentos como adubo;* recolher folhas;* frutos e fezes de animais”;* orienta o responsável pelo CCZ.
Doença
A Leishmaniose Visceral é uma doença que acomete principalmente o cão doméstico e os seres humanos. No Brasil é transmitida pelo mosquito palha de coloração amarelada.
Os sintomas em cães são anemia;* perda de peso;* feridas pelo corpo com maior freqüência nas orelhas e focinho;* crescimento exagerado das unhas;* queda de pelos localizada com maior freqüência ao redor dos olhos e febre prolongada.
Já os humanos;* apresentam fraqueza;* emagrecimento;* febre prolongada; aumento de baço e fígado; diarréia; anemia e inchaço das pernas.
Caso o animal apresente sintomas;* a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e solicitar uma visita residencial através do telefone (14) 3404-2200 ou comparecer na Rua Paiaquás;* 370. Já no caso dos seres humanos;* é importante procurar uma unidade de saúde.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.