Evento traz a oportunidade de debater presente e futuro de Tupã
Evento traz a oportunidade de debater presente e futuro de Tupã
Iniciativa conta com três salas temáticas
Planejamento Urbano;* Qualidade de Vida;* Sustentabilidade;* Desenvolvimento serão algumas das palavras mais usadas durante a 5ª Conferência Municipal da Cidade que será realizada nos dias 11 e 18;* das 8h30 as 11h30;* na FACCAT.
O tema deste ano é “Quem muda a cidade somos nós; Reforma Urbana Já” e alem das propostas apresentadas;* a conferência servirá também para a escolha dos seis delegados e seis suplentes que irão representar Tupã na Conferência Estadual.
A Conferência Municipal da Cidade tem como objetivo apresentação de propostas;* levantamento dos problemas locais;* e debates de idéias para o desenvolvimento urbano e econômico. As salas temáticas são: 1- Meio Ambiente;* Planejamento e Urbanismo;* Trânsito; 2-Agricultura;* Desenvolvimento Econômico e Turismo e 3- Cultura;* Educação;* Educação;* Esportes;* Promoção Social e Saúde. Dia 18;* haverá o encerramento com a entrega da Ata;* anúncio dos trabalhos e propostas para o Plano de Ação.
Os diversos segmentos da sociedade foram convidados para participar do evento que enfocará o presente e o futuro do município. O prefeito Manoel Gaspar;* disse que a presença da população é fundamental para que ela apresente críticas e soluções para que o município possa dar um salto de desenvolvimento. “Teremos várias salas temáticas durante a conferência e o cidadão que vier para a Conferência deve escolher a sala que mais ele entenda do assunto;* apontando possíveis defeitos e propondo soluções para que a administração às coloquem em prática”.
Na pauta de reunião;* a Comissão estará enfocando os seguintes assuntos: Votação do Regimento da 5ª Conferência;* Definição das Datas de realização da 5ª Conferência;* Organização e Funcionamento da 5ª Conferência e Definições sobre o Tema da Conferência.
O coordenador da 5ª Conferência Municipal da Cidade será o vice-prefeito;* Thiago Santos. A Comissão é composta de 20 membros;* representando os poderes executivo e legislativo;* sociedade civil;* entidades sociais;* entidades sindicais;* acadêmicos e profissionais e ONGs.
A 5ª Conferência
A 5ª Conferencia Municipal das Cidades será um espaço de interação entre representantes do poder público local;* e da sociedade organizadora para debater questões fundamentais;* do desenvolvimento urbano e eleger delegados á Conferência Estadual das Cidades;* que deverá ocorrer na segunda quinzena de setembro deste ano.
A missão será levar um pouco mais de informações importantes nas questões de habitação;* saneamento;* mobilidade;* institucionais;* meio ambiente;* entre outros pertinentes;* ao desenvolvimento urbano;* e principalmente estimular e orientar a participação da sociedade;* movimentos populares;* empresários;* trabalhadores;* profissionais/acadêmicos;* ONGs;* em cada município do nosso estado para;* em conjunto;* apresentar soluções que melhorem a vida de todos.
Desde o inicio do governo Luis Inácio Lula da Silva algumas reivindicações históricas do movimento e do Fórum Nacional de Reforma Urbana foram atendidas. Entre elas;* a criação do Ministério das Cidades e a criação do Conselho das Cidades. Nesse sentido;* no ano de 2013 foi realizada a I Conferência Nacional das Cidades. E este ano de 2013 será realizada a 5ª Conferência das Cidades com o tema “Quem muda a cidade somos nós; Reforma Urbana Já.