“De Olho no Óleo” substitui quatro litros de óleo usado por um novo
“De Olho no Óleo” substitui quatro litros de óleo usado por um novo
Milhares de litros já deixaram de ser desperdiçados no meio ambiente
Quatro litros de óleo de cozinha usados podem fazer a diferença para a pessoa quanto para o meio ambiente. Para a pessoa significa economizar dinheiro e para o meio ambiente significa solo e mananciais sadios e descontaminados pelo produto. Para isso;* o cidadão tupãense que juntar quatro litros de óleo de cozinha usado pode se dirigir a um dos pontos de troca e substituí-los por um litro novo de soja. Trata-se do Projeto “De olho no óleo”.
O secretário de Meio Ambiente;* Renan Pontelli;* disse que a idéia é fácil de por em pratica;* basta observar os benefícios e juntar os quatro litros de óleo de cozinha usado e trocá-los em pontos de coleta. “O Projeto de Olho no Óleo é muito importante porque desde o inicio do ano as pessoas voluntarias que vieram até um dos pontos para a troca do produto;* colaboraram com o meio ambiente deixando de jogar pelo ralo da cozinha milhares de litros do produto. Isto é sensacional”.
Atualmente são recolhidos cerca de 500 litros de óleo de cozinha usado semanalmente. Destaca-se que um litro de óleo usado pode poluir cerca de 10 mil litros de água;* mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. (esta é a quantidade de água que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição do litro de óleo pode encarecer o tratamento de água em até 45%;* além de agravar o efeito estufa;* já que o contato de água poluída ao desembocar no mar gera uma reação química que libera o gás metano;* um componente mais agressivo que o gás carbônico.
De acordo com o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas de Ribeirão Preto;* o biodiesel é um combustível 100% renovável e alternativo ao diesel derivado do petróleo. Outras vantagens do biodiesel é evitar uma parte do lançamento de enxofre na atmosfera;* substancia presente no diesel do petróleo que é um dos componentes para a chuva ácida;* diminuir os níveis de dióxido de carbono (CO2) e contribuir para diminuir as importações de óleo diesel;* tornando o país ainda mais autosuficiente energeticamente.
É cerca de 80% o aproveitamento do óleo na conversão do biodiesel;* ou seja;* um litro de óleo pode resultar em aproximadamente;* 800 ml de biodiesel. O processo também gera o glicerol;* uma substancia empregada nas indústrias e com uso farmacêutico;* alimentícios;* perfumaria;* plásticos e muitos outros. O óleo recolhido pela Secretaria de Meio Ambiente é levado para a Granol;* onde é processado o biodiesel.
O cidadão tupãense pode trocar seus litros de óleo usado nos seguintes pontos de troca de óleo: Centro de Saúde;* Rua Tupinambaranas;* 2110; Cras Leste;* Rua Machado de Assis;* 240; UBS Dr. Edmundo Vieira Prado;* Avenida Tancredo Neves; USF-A;* Rua Gilberto Muccio Mazzei;* 200; USF-B Rua Generoso Kuguimoto;* 680;* Conjunto Antônio Pereira Gaspar; USF –Santa Adélia;* Rua Aníbal Davoli;* 345;* Jardim Casari; USF- Independência;* Rua Duque de Caxias;* 07; USF-Alto Sumaré;* Leste;* Rua Ernesto Coquemala;* 200;* Jardim Santa Maria; USF-Vila Abarca/Marabá; USF Rubiácea;* Rua Adolfo Dantas;* 185; Parnaso;* Avenida Aristides Dinamarco;* 451; Universo;* Rua Dinamarca;* 33; Varpa;* Rua Padre de Nóbrega;* 209 e USF-CECAP;* Rua Lino Spinardi;* 147.