Saúde realiza orientações sobre planejamento familiar
Saúde realiza orientações sobre planejamento familiar
Hospitais da cidade realizaram 61 cirurgias de laqueadura e vasectomia até julho
Todo casal tem o direito de escolher quando e quantos filhos terão;* para isso a melhor forma de evitar a gravidez não planejada e seguindo algum método contraceptivo (Preservativo masculino e feminino;* pílula do dia seguinte;* anticoncepcional via oral e injetável e DIU) lembrando que sempre com prescrição médica.
Ressalta-se que o preservativo masculino e feminino é entregue gratuitamente a livre demanda em todas as unidades de saúde;* farmácias municipais;* Unidade de Assistência social SEMAS;* CREAS;* UNESP;* Paula Souza;* NATI e algumas empresas como SABESP;* COPLAP;* Frigoestrela;* CAF e Josec. De acordo com informações do ambulatório de moléstias infecciosas (DST-AIDS) foram entregues até julho deste respectivo ano 146.752 preservativos. As firmas que queiram fazer parcerias com o Ambulatório para distribuição dos preservativos aos funcionários e clientes;* são necessárias que procure o DST-AIDS através do telefone (14) 3491-5640.
Atualmente a Secretaria de Saúde;* juntamente com as UBS;* USF e Ambulatório de DST-AIDS;* tem feito trabalho de orientações sobre métodos contraceptivos;* ou passando por entrevista com a enfermeira de sua unidade pertencente para ser incluída no planejamento familiar.
O planejamento familiar é direito de todo cidadão segundo a lei nº 9.263/96;* que determina que seja passiveis de intervenções médicas contraceptivas (laqueadura e vasectomia) as mulheres e homens que preencham os seguintes requisitos: Homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou pelo menos com dois filhos vivos;* desde que observado o prazo de mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.
Caso a mulher em pauta seja maior de 18 anos e tenha dois filhos vivos;* ela estará apta a iniciar o processo de esterilização;* a pessoa interessada passara por aconselhamento pela equipe multidisciplinar do comitê de Planejamento Familiar (Médico;* enfermeira;* Psicólogo e assistente social). De Janeiro à Julho de 2013 foram realizados 115 atendimentos no Centro de Saúde “Valter Pimentel”;* com a enfermeira do planejamento familiar e encaminhado para entrevista com a equipe multidisciplinar.
Foram encaminhados para os hospitais Santa Casa de Misericórdia de Tupã e Hospital Beneficente São Francisco de Assis;* 100 processos para serem agendados as cirurgias;* na qual o agendamento é de responsabilidade das assistente sociais dos respectivos hospitais. Até julho deste ano foram concluídas 61 cirurgias entre os hospitais Santa Casa de Misericórdia de Tupã e Hospital Beneficente São Francisco de Assis.