Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Alunos participam do 1º Encontro de Maracatu Nação Guri em Rosália
Na última terça-feira;* 48 crianças do projeto Guri de Tupã participaram do 1º Encontro de Maracatu Nação Guri da Regional Marília na cidade de Rosália.
O evento faz parte do programa ‘EmCena’ de Percussão;* que visa a integração musical e social dos alunos. Mais de 20 municípios foram representados por seus respectivos polos;* Somando aproximadamente 300 guris;* que se uniram com o baque virado do ritmo pernambucano envolvendo ainda muita dança e cantoria.
O Supervisor Educacional;* Augusto Botelho explicou que no início do segundo semestre;* alunos e educadores foram orientados a pesquisar sobre o maracatu e o resultado da pesquisa foi a criação de um repertório com arranjos dos próprios alunos;* com musicas que vão das cantorias e loas tradicionais das Nações pernambucanas e que passam por versões instrumentais de Moacir Santos;* Egberto Gismonti.
“A ideia de montarmos um Maracatu Didático com este repertório
era dar significado musical ao aprendizado técnico dos baques de Luanda;* Martelo;* Arrasto;* Malê entre outras variações das principais Nações de Recife. Durante a pesquisa;* com o apoio da coordenação do pólo e de toda equipe de educadores;* os alunos puderam observar que o estudo deste ritmo vai além do batuque e da melodia;* pois envolve costumes;* danças;* figurino;* culinária;* vocabulário e perceberam no mapa do Brasil onde e como surgiu a manifestação cultural que simboliza a coroação do “Rei do Congo” uma figura importante no processo de abolição dos escravos no Brasil”;* explicou.
Ele informou que a pesquisa resultou também em uma exposição em tendas espalhadas pela Praça de Rosália;* onde os alunos apresentaram seus trabalhos e tiveram a oportunidade de provar comida típica;* fazer turbantes e faixas e principalmente vivenciar o que pesquisaram. “Além da música na Praça para celebrar o Mês da Consciência Negra;* a exposição e as oficinas permitiram aproximar os alunos desta manifestação tão importante”;* disse.
A coordenadora do Projeto Guri de Tupã;* Daniela Cosine;* destacou que um importante tema também fez parte do encontro: “Nação Guri”. Segundo ele;* a Nação Guri foi criada através de um trabalho de respeito às Nações de Pernambuco que são fortemente ligadas também pela religiosidade;* nosso maracatu nos uniu como nação para celebramos a musica;* a arte e a cultura desta manifestação. “No evento de Rosália tivemos a oportunidade reunir 2 coros das cidades de Tupã e Marília que abrilhantaram ainda mais a batucada”;* ressaltou.
A coordenadora avaliou de forma positiva a participação dos alunos do projeto Guri que através dos ensaios e apresentações alcançaram o seu aprendizado. “O nosso melhor resultado foi a satisfação dos nossos guris que aceitaram esse difícil desafio;* mas que também puderam se divertir com essa experiência e aprenderam de forma significativa muita coisa sobre a manifestação do maracatu”;* disse.
Ela concluiu agradecendo todos os envolvidos na participação da cidade de Tupã no 1º Encontro de Maracatu Nação Guri e agradeceu ainda ao secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez que forneceu o transporte e lanches para as crianças. “A nossa participação nesse evento na cidade de Rosália se deve a uma somatória de forças. Tivemos a colaboração de toda a coordenação;* educadores;* professores;* alunos e também dos pais dos alunos. É necessária essa união para conseguirmos bons frutos. Vale agradecer também a participação da aluna Tainara Romualdo que durante o evento deu seu depoimento agradecendo a oportunidade e a receptividade do local e dos organizadores que possibilitaram que os guris se reunissem para fazer música e se divertir. Essa é a nossa satisfação”;* concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.