Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade será realizado neste sábado
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* em parceria com o Governo do Estado;* Poiesis e Oficinas Culturais;* apresentam no próximo sábado (25) o evento “Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade”;* com uma programação completa para toda à população.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* o evento reunirá pensadores e multiplicadores de culturas negras;* com a missão de transformar a cidade de Tupã em um espaço de reflexão acerca da trajetória e resistência das tradições afro-brasileiras.
“Explorando conexões entre passado e presente;* queremos colocar em reflexão a trajetória das tradições afro-brasileiras. O evento conta com uma programação bem diversa;* iniciando às 10h com palestra em classificação livre e encerrando às 20 com um espetáculo teatral com classificação para maiores de 18 anos;* ou seja;* um dia inteiro voltado a discutir as referências afro na cultura brasileira”;* contou
Programação
De acordo com o cronograma do “Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade”;* a programação inicia às 10h com a palestra “Políticas Públicas para a Valorização das Culturas Negras”;* ministrada por Marcelo Manzatti. O evento segue até as 12 horas e será realizado no Instituto Federal;* localizado na avenida dos Universitários;* 145;* Jardim Ipiranga.
Já das 14 às 16 horas;* será realizado um bate-papo com o tema “Refletindo a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras”;* com os convidados Antonio Filogênio e Alessandra Ribeiro.
O evento que será realizado no Instituto Federal traz um bate-papo sobre os processos de colonização e marginalização pelos quais as tradições afro-brasileiras passaram e passam.
Das 16h30 às 18h30;* será realizada uma roda de conversa com o tema ‘Resistência Coletiva para Multiplicação da Memória’ com Antonio Filogênio;* Mestre Bira;* Diego Amaro;* Lilian Vogel;* Márcio Mariano;* Kleber Lourenço e Vanderlei Bastos. A atividade também será realizada no Instituto Federal a toda população pode participar da roda.
“A roda de conversa será um espaço de troca de experiências;* onde multiplicadores de tradições apresentam suas visões acerca dos meios de preservação;* renovação;* manutenção e sustentabilidade das culturas tradicionais e afro-brasileiras”;* disse o secretário.
Já às 20 horas;* no Espaço das Artes;* na Avenida Tamoios;* 1680;* defronte a Biblioteca Municipal;* será realizado o espetáculo “Negro de Estimação”;* com o ator e coreografo Kleber Lourenço.
“Será um momento onde o público também contará com adaptação de oito contos do livro “Contos Negreiros”;* de Marcelino Freire. Além disso;* a peça mostra a evolução do corpo negro;* falando de identidade racial;* religiosidade;* exploração sexual;* violência e racismo;* com humor;* acidez e poesia. Um corpo que se desdobra em personagens que contam suas estórias e em movimentos fragmentados do universo das manifestações populares. Vale ressaltar que a apresentação teatral é somente para maiores de 18 anos”;* frisou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.